O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na tarde desta segunda-feira (20), uma reestruturação no alto escalão de seu governo. A partir de fevereiro, o vice-governador Ricardo Ferraço deixará o comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedes) para dedicar-se exclusivamente às atividades de articulação política e administrativa. O ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, assumirá a pasta, considerada central para a geração de empregos e atração de investimentos no Estado.
Em seu pronunciamento, realizado no gabinete do Palácio Anchieta, Casagrande destacou a importância do reforço na articulação governamental, especialmente em um ano marcado por grandes investimentos. “Em 2019, quando retomei o governo, conseguimos investir um bilhão de reais. Neste ano de 2025, serão cinco bilhões de reais. O Ricardo vai estar ajudando a destravar esses investimentos, a inaugurar obras, dar ordens de serviço e estar comigo nas agendas importantes”, afirmou o governador.
Ricardo Ferraço, que desde o início do mandato acumula as funções de vice-governador e secretário de Desenvolvimento, atuará diretamente na interlocução com Brasília, a Assembleia Legislativa e as diversas secretarias estaduais. Segundo Casagrande, a mudança permitirá maior dinamismo e eficiência na gestão pública. Ferraço, por sua vez, reforçou seu comprometimento com as novas responsabilidades.
Para o lugar de Ferraço, o governador convidou Sérgio Vidigal, ex-prefeito da Serra, município que é referência econômica no Estado. Vidigal destacou a relevância da secretaria que comandará. “O Espírito Santo vive hoje o pleno emprego, com um dos menores índices de desocupação do Brasil. Isso mostra o sucesso da Sedes em atrair investimentos e criar oportunidades para pequenos e grandes empreendedores”, afirmou.
Vidigal, que assume a pasta até a primeira quinzena de fevereiro, ressaltou o orgulho de integrar um governo que considera referência nacional em gestão pública. “É uma honra estar nesse governo e ocupar uma secretaria tão estratégica. Como serrano e capixaba, vou me empenhar para dar continuidade aos resultados que o Espírito Santo tem alcançado”, concluiu.