O Espírito Santo iniciou a primeira semana de novembro sob chuvas e nebulosidade, com fortes precipitações registradas na madrugada e no início da manhã desta segunda-feira (4) em algumas áreas da Grande Vitória. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as precipitações devem ocorrer de forma esparsa em todas as regiões do Estado ao longo do dia.
A previsão aponta que as temperaturas não irão subir significativamente. Na Região Metropolitana, a máxima esperada é de 28°C, valor também projetado para o norte capixaba. Já na Região Serrana, os termômetros não devem ultrapassar os 26ºC, enquanto a região Sul poderá chegar a 30ºC. Segundo o Incaper, a chuva deve persistir nos próximos dias, com o sol aparecendo entre nuvens, mas sempre com a possibilidade de novas precipitações.
Alerta de chuvas intensas
Em meio à instabilidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de alerta amarelo para chuvas intensas em parte do Estado. A previsão é de precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. O alerta foi ativado às 10h desta segunda-feira (4) e seguirá até as 10h de terça-feira (5).
O aviso cobre áreas da Grande Vitória, além de regiões do Norte, Noroeste, Serrana e todo o Sul do Espírito Santo. De acordo com o Inmet, há baixo risco de ocorrências graves, mas há possibilidade de corte de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Temperaturas e condições climáticas
As temperaturas para a semana tendem a permanecer amenas. Na Grande Vitória, a variação térmica prevista é de 20°C a 28°C. No interior, a mínima poderá ser de 15°C na Região Serrana, com a máxima alcançando 30°C no Sul do Estado.
Municípios afetados pelo alerta do Inmet
– Afonso Cláudio
– Alegre
– Alfredo Chaves
– Alto Rio Novo
– Anchieta
– Apiacá
– Atílio Vivacqua
– Baixo Guandu
– Barra de São Francisco
– Bom Jesus do Norte
– Brejetuba
– Cachoeiro de Itapemirim
– Cariacica
– Castelo
– Colatina
– Conceição do Castelo
– Divino de São Lourenço
– Domingos Martins
– Dores do Rio Preto
– Guaçuí
– Guarapari
– Ibatiba
– Ibitirama
– Iconha
– Irupi
– Itaguaçu
– Itapemirim
– Itarana
– Iúna
– Jerônimo Monteiro
– Laranja da Terra
– Mantenópolis
– Marataízes
– Marechal Floriano
– Mimoso do Sul
– Muniz Freire
– Muqui
– Pancas
– Piúma
– Presidente Kennedy
– Rio Novo do Sul
– Santa Leopoldina
– Santa Maria de Jetibá
– Santa Teresa
– São José do Calçado
– São Roque do Canaã
– Vargem Alta
– Venda Nova do Imigrante
– Viana