A vacinação contra a meningite C em adolescentes entre 13 a 19 anos foi estendida até o dia 30 de setembro no Espírito Santo. A determinação foi dada pela Secretaria estadual da Saúde (Sesa), que também liberou a continuação da aplicação da vacina de meningite ACWY na faixa etária de 11 e 12 anos. A data final da campanha aconteceu no dia 30 de julho.
Para ter acesso aos imunizantes, os interessado devem ir até a sala de vacina das Unidade de Saúde dos munícipios, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, sem precisar agendar. A população precisa ficar atenta pois em algumas cidades é preciso agendamento prévio nos sites das prefeituras.
“É importante levar a caderneta de vacinação, para que a equipe possa verificar as doses aplicadas e colocar o cartão em dia. O objetivo da ação é proteger esse grupo e evitar surtos da doença meningocócica, que causa infecção nas membranas do cérebro”, explicou a Sesa.
Tire suas dúvidas:
Quem pode se vacinar?
– adolescentes na faixa etária de 13 anos a 19 anos que não foram vacinados contra a meningite C;
– adolescentes que não receberam vacina ACWY na faixa etária de 11 e 12 anos.
Sobre a doença meningocócica?
A meningite meningocócica é uma doença infecciosa que acomete as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, transmitida através do contato direto com secreções da garganta ou nariz de portadores da Neisseria meningitidis.
Existem até o momento 13 sorogrupos de meningococos, classificados de acordo com a especificidade capsular. Destes, apenas cinco (A, B, C, Y e W 135) são responsáveis pela grande maioria dos casos de doença meningocócica. Por isso, são ofertadas aos adolescentes entre 11 e 12 anos, protegendo-os contra quatro tipos de meningite.