geral

Testes com caminhão elétrico de alta capacidade são iniciados em Aracruz

13 jun 2024 - 08:30

Redação Em Dia ES

Share
Veículo é o primeiro no Brasil a alcançar uma Capacidade Máxima de Tração (CMT) de até 120 toneladas
Suzano e VIX Logística Iniciam Testes com Caminhão Elétrico de Alta Capacidade em Aracruz. Foto: Divulgação/ASCOM

A Suzano, em parceria com a VIX Logística, iniciou em maio os testes com o caminhão elétrico de alta capacidade “Atlas” na Unidade Aracruz. Este veículo é o primeiro no Brasil a alcançar uma Capacidade Máxima de Tração (CMT) de até 120 toneladas.

A integração do Atlas às operações de transporte da Suzano em Aracruz marca um avanço significativo na transição energética da frota de transporte de celulose da empresa. Esta iniciativa faz parte dos esforços da Suzano para inovação sustentável e visa avaliar o desempenho do caminhão elétrico em condições operacionais reais.

Compromissos sustentáveis
O projeto está alinhado aos Compromissos para Renovar a Vida da Suzano, que incluem metas de longo prazo para combater a crise climática. A utilização do Atlas tem o potencial de reduzir em até 20% a emissão de poluentes no trajeto entre a fábrica e o Portocel, terminal de exportação da produção.

“A parceria com a VIX Logística é estratégica para nós, e esse teste representa um marco em nossos esforços para impulsionar a inovação em nossas operações. Acreditamos que essa iniciativa abre caminho para soluções de transporte mais limpas e eficientes”, afirmou Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional da Suzano.

Avanços tecnológicos
O Atlas, desenvolvido a partir de um chassi Mercedes Benz modelo Axor 3344, foi adaptado para operar com propulsão elétrica. Equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), o veículo pode economizar até 8.300 litros de diesel por mês e evitar a emissão de cerca de 21 toneladas de CO2.

Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA – VIX Veículos Autônomos, vertical de negócios que desenvolveu o caminhão, ressaltou a importância da inovação na empresa: “Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções criativas e arrojadas. A adoção de tecnologias eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado, e a VIX se destaca nesse movimento, mantendo-se na vanguarda do setor de logística.”

Monitoramento e expansão
Os testes do Atlas, iniciados em maio, incluirão um monitoramento detalhado da autonomia e do desempenho operacional do veículo durante os primeiros meses. A expectativa é que, se bem-sucedido, o uso do caminhão elétrico possa ser expandido para outras operações da Suzano.

0
0

Atualizado 13 jun 2024 - 09:06

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.