As aulas estão prevista para iniciarem no próximo mês de fevereiro (8/2)
O diálogo entre a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Conselho Municipal de Educação para o retorno das aulas presenciais avançou em mais um ciclo de reuniões. Previsto para o próximo mês de fevereiro (8/2), o retorno estará condicionado à classificação do Município em risco baixo ou moderado no Mapa de Gestão de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo.
Depois do encontro, a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informou que devido à pandemia, a retomada deve acontecer em formato híbrido e de forma escalonada, com um quarto dos alunos na escola durante uma semana e outras três em casa, desenvolvendo as atividades não-presenciais.
A secretária destaca, ainda, que o retorno presencial às aulas será facultativo às famílias, ou seja, não será obrigatório, e que as escolas seguirão rigorosamente o Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC), elaborado conforme Portaria Conjunta Sedu/Sesa 01-R, de 8 de agosto de 2020. Informou, também, que várias reuniões já foram realizadas junto ao Comitê de Retorno às Aulas do Governo do Estado.
Distribuição de Cartilhas
O Município acompanhará o processo de adaptação entre profissionais de educação, alunos e pais durante todo o mês de fevereiro, além do monitoramento das equipes da secretaria municipal de Saúde.
Outra iniciativa é a distribuição de uma cartilha com todas as orientações e protocolos que serão adotados pelas unidades de ensino no possível retorno das aulas presenciais.
Equipe multidisciplinar
Maria Olímpia frisou, durante toda a reunião que o protocolo com todas as medidas sanitárias definidas para este retorno, foi construído por uma equipe multidisciplinar composta, especialmente, por profissionais de saúde, esclarecendo que os servidores diagnosticados com o vírus serão substituídos, e que a Secretaria de Educação está preparada para este quadro, respeitando os protocolos de segurança.
“Todos os equipamentos e materiais de segurança exigidos pelo protocolo como visores para professores e máscaras para os alunos, álcool em gel, medidor de temperatura serão disponibilizados às unidades de ensino. Os espaços serão sinalizados, como o refeitório, salas de aula, por exemplo, para respeitar a distância entre alunos, e os corredores serão sinalizados para não haver aglomeração”, pontuou a secretária.
A secretária de Educação reforçou, ainda, que antes de iniciar o ano letivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares ministrará capacitações para todos os segmentos das escolas.
Kit Merenda
A merenda será ofertada enquanto estiverem na escola e o aluno levará para casa um kit merenda referente a um período de 60 dias. O transporte funcionará com um quarto de alunos nos dois primeiros meses de acompanhamento.
Quanto às disciplinas, o professor trabalhará com o diagnóstico das atividades desenvolvidas no ano de 2020, com a retomada das apostilas.
Investimentos em Neuroeducação e Inteligência Emocional
Desde 2017 a Secretaria de Educação tem desenvolvido estratégias e instrumentos didático-pedagógicos baseados na Neurociência, que é a ciência que estuda o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com o mundo, com formações em Neuroeducação e Inteligência Emocional.
Essas formações foram intensificadas durante a pandemia e, no retorno às aulas, os alunos encontrarão um ambiente escolar ainda mais fortalecido, reflexo das formações continuadas com os professores, que são a base do processo de aprendizagem.
A secretária Municipal de Educação frisou que no novo cenário gerado pela pandemia, ficou ainda mais evidenciado o reconhecimento da interdependência entre as competências cognitivas e socioemocionais, que são trabalhadas na neurociência, como a autodisciplina, resiliência, colaboração, comunicação, autoconhecimento e gestão das emoções para o novo cenário que se apresenta.
“Ao entender como o cérebro funciona, o professor aprende sobre os mecanismos que envolvem sua saúde mental e se tornam mais aptos a estabelecer vínculos saudáveis entre si, com os alunos e com os objetos do conhecimento, construindo de maneira prazerosa e eficaz essas relações. Essa capacidade de gerir emoções representa mais de 80% do sucesso da atuação de um profissional, e isso é resultado da apropriação das aprendizagens que a neurociência traz para educação”, explicou a secretária.
De maio de 2017 a novembro de 2019, dos 1.865 profissionais da rede municipal, 1.523 aderiram às formações de Neuroeducação. De janeiro a dezembro de 2020, mais de 900 profissionais participaram das formações em Neuroeducação e Inteligência Emocional, por reconhecer nos conteúdos do curso o caminho para seu desenvolvimento pessoal e profissional, além da otimização da aprendizagem de seus alunos.
As formações serão intensificadas neste ano com número maior de profissionais de áreas afins, como por exemplo, nutricionistas e educadores físicos, que trarão aprendizados significativos para melhorar a saúde física e emocional dos profissionais de educação.