A reunião, liderada pelo Governo do Estado da Bahia com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), contará com a participação de representantes governamentais e de entidades agrícolas dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e do Ministério da Agricultura, e vai abordar assuntos referentes ao controle das viroses do mamoeiro, em especial do mosaico, nos Estados produtores.
“O objetivo é a troca de experiências e a padronização das ações de fiscalização nesses Estados. Temos que ter uma ação integrada para diminuir os prejuízos dos produtores com a doença”, destaca Rodrigo Martins, presidente da Brapex.
Na pauta da reunião consta a explanação dos trabalhos de fiscalização e erradicação de plantas com sintomas de viroses do mamoeiro realizado nos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo e a abordagem sobre as Portarias Estaduais e Instrução Normativa 17, de 27 de maio de 2010.
Além disso, haverá o momento para discutir a elaboração de Termo de Cooperação Técnica entre os Estados produtores para o controle das doenças. “Para conseguirmos resultados mais eficientes, é preciso que todos os produtores adotem essas medidas em conjunto. Se uma região não cuidar, prejudica toda a produção nacional”, afirma Martins.
O encontro será no auditório da Câmara de Vereadores a partir das 09 horas.
Redação Portal Ouro Negro