O terminal portuário Portocel, localizado em Aracruz, concluiu na última terça-feira (23) o desembarque de 4.300 carros híbridos e elétricos da montadora chinesa GWM. A operação logística, iniciada no sábado (20) com a atracação do navio porta-veículos Gold Kochav, de bandeira panamenha, representa a primeira movimentação da fabricante no porto do Norte do Espírito Santo. Após a descarga, os automóveis foram transferidos para os pátios aduaneiros de Cariacica, na Grande Vitória, onde passam por um processo de aclimatação antes de serem distribuídos para o mercado nacional.
Crescimento e investimentos na região
A chegada do lote de veículos eletrificados reflete o momento de expansão das operações automotivas no terminal de Aracruz e acompanha a tendência de aumento deste segmento no mercado brasileiro. Além do desembarque concluído nesta semana, a GWM planeja instalar uma unidade industrial no próprio município de Aracruz, o que deve estreitar a relação entre a infraestrutura portuária local e a cadeia produtiva do setor automotivo.
Os dados operacionais recentes apontam para uma aceleração nessa movimentação. Apenas no primeiro semestre de 2026, o terminal movimentou 50 mil veículos, volume que representa o dobro das 25 mil unidades registradas ao longo de todo o ano anterior. O mês de junho concentrou cerca de 30% do total de operações automotivas realizadas neste ano.
Estratégia de diversificação de mercado
O avanço no setor de automóveis faz parte do planejamento do terminal para ampliar a atuação em segmentos que vão além de suas cargas tradicionais. De acordo com Julio César Lourenço, coordenador da área Comercial & Novos Negócios da Portocel, a infraestrutura está preparada para a ampliação do portfólio.
“Estamos preparados para diversificar cada vez mais nossas atividades. A operação com veículos tem apresentado resultados muito positivos e reforça nossa capacidade de atender novos mercados, fortalecendo o papel da Portocel como plataforma logística multipropósito”, destaca o coordenador.
Além do setor automotivo, a estratégia de captação de novas cargas engloba a movimentação de rochas ornamentais. No ano de 2025, o terminal registrou o transporte de 250,3 mil toneladas de blocos de granito. Para o encerramento deste ano, a expectativa da empresa é elevar esse índice e alcançar a marca de 300 mil toneladas de rochas movimentadas.


















