política

Bomba na fronteira com o Equador é do Exército equatoriano, confirma Petro

18 mar 2026 - 08:50

Redação Em Dia ES - com CNN Brasil

Share
Presidente colombiano afirma que não autorizou os ataques que deixaram mortos; Equador diz que ação mirou grupos ligados ao narcotráfico
Foto - Presidente Gustavo Petro (direita): Reprodução/X @infopresidencia - Presidente Daniel Noboa (canto superior esquerdo): ARMANDO PRADO/AFP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, confirmou nesta quarta-feira (18) que a bomba encontrada próxima à fronteira com o Equador pertence ao Exército equatoriano.

Em publicação na rede social X, Petro afirmou: “A investigação continua e será emitida uma nota de protesto diplomático.”

Na terça-feira (17), ataques na região fronteiriça deixaram 27 mortos carbonizados. “Não dei ordem para esses ataques”, disse Petro, ressaltando que as ações não foram realizadas pelas forças de segurança colombianas.

O presidente do Equador, Daniel Noboa, afirmou que os ataques ocorreram dentro do território equatoriano e tiveram como alvo grupos criminosos ligados ao narcotráfico.

A acusação de Gustavo Petro surge em meio a uma crise diplomática com o Equador, após Noboa anunciar a cobrança de uma “taxa de segurança” de 30% sobre produtos colombianos.

O governo equatoriano justificou a medida citando déficit comercial e falta de cooperação no combate ao tráfico de drogas, alegações negadas pela administração de Petro.

Em resposta, a Colômbia informou que suspenderia o fornecimento de eletricidade ao país vizinho e anunciou a aplicação de uma tarifa de 30% sobre 20 produtos equatorianos.

0
0
Atualizado: 18/03/2026 09:50

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.