entretenimento

CineOP seleciona seis filmes do Espírito Santo para sua 20ª edição

16 jun 2025 - 17:17

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Mostra de Cinema de Ouro Preto, que ocorre de 25 a 30 de junho com programação gratuita e online, destaca produções capixabas em meio a 144 títulos nacionais e internacionais
CineOP seleciona seis filmes do Espírito Santo para sua 20ª edição. Foto: 2023 LEO LARA/UNIVERSO PRODUÃO

Seis filmes do Espírito Santo foram selecionados para a 20ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, um dos mais importantes eventos dedicados à preservação, história e educação no audiovisual brasileiro. O festival acontece de 25 a 30 de junho na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, com parte da programação também disponível gratuitamente de forma online, e homenageia a atriz Marisa Orth, celebrando o humor feminino no cinema nacional.

As produções capixabas que integram a programação são os curtas-metragens “De mãe pra filha”, de Raquel Ladoga e Nathan Moretto; “Poesia Mínima”, também da dupla Raquel Ladoga e Nathan Moretto; “SUÁ, A PRAIA QUE SUMIU”, de Thais Helena Leite; “Ária”, de Arthur P. Motta; e “Quinn”, de Arthur Felipe Fiel. Além destes, o longa-metragem “Meu Pai e Eu”, dirigido por Thiago Moulin, também representa o estado e participa da nova Mostra Competitiva do evento.

O filme “Meu Pai e Eu”, do realizador capixaba Thiago Moulin, está entre os cinco longas-metragens da inédita Mostra Competitiva. A obra, que investiga a vida e a morte no seio familiar, concorre ao Troféu Vila Rica. A nova seção do festival, intitulada “Arquivos em Questão”, é dedicada a produções que utilizam de forma criativa imagens de arquivo para construir novas narrativas.

A 20ª CineOP exibirá um total de 144 filmes, incluindo 30 longas e 116 curtas, de 10 estados brasileiros e cinco países. O evento, idealizado e realizado pela Universo Produção, terá sessões presenciais em locais como a Praça Tiradentes e o Centro de Artes e Convenções da UFOP, além de exibições online através do site oficial, cineop.com.br.

A temática principal deste ano é “O Humor das Mulheres no Cinema Brasileiro”, que busca refletir sobre o papel feminino na comédia, historicamente dominada por homens. A homenageada da edição, a atriz Marisa Orth, é reconhecida por seus papéis icônicos que transitam entre o cômico e o dramático na televisão, teatro e cinema.

Consolidada como um espaço de debate sobre a salvaguarda do patrimônio audiovisual, a CineOP mantém suas temáticas de Preservação e Educação. Nesta edição, o festival institui dois novos prêmios: o Prêmio Preservação, que será concedido ao professor João Luiz Vieira, referência na área e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA); e o Prêmio Cinema e Educação, destinado à educadora Maria Angélica Santos, por sua atuação na área da alfabetização audiovisual em escolas.

A programação inclui a exibição de clássicos restaurados, como “A Mulher de Todos” (1969), de Rogério Sganzerla, e “Alô Alô Carnaval” (1936), de Adhemar Gonzaga, protagonizado por Carmen Miranda. O evento também sedia o 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o XVII Fórum da Rede Kino, que reúnem especialistas para discutir políticas públicas para o setor.

Além das exibições de filmes e debates, a programação gratuita oferece oficinas, masterclasses internacionais, lançamento de 20 livros, exposições e atrações artísticas, como a tradicional Festa Junina – Arraiá da CineOP.

1
0
Atualizado: 17/06/2025 21:53

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.