Saúde

Jaguaré realiza campanha de doação de sangue na próxima semana

08 abr 2025 - 18:30

Redação Em Dia ES

Share
Atividade será realizada na Unidade de Saúde do bairro Irmã Tereza, com participação do Hemocentro Regional de São Mateus e da ONG Voluntários do Bem
Jaguaré realiza campanha de doação de sangue na próxima semana. Foto: Cylonphoto/ Getty Images Pro

A cidade de Jaguaré vai sediar uma ação de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea na próxima terça-feira, 15 de abril. A atividade será realizada na Unidade de Saúde (UBS) do bairro Irmã Tereza, das 8h às 12h, com organização do Hemocentro Regional de São Mateus – Hemoes, em parceria com a Organização Não Governamental Voluntários do Bem, de Nova Venécia.

A iniciativa tem como objetivo reforçar os estoques de sangue do hemocentro da região e ampliar o número de pessoas cadastradas como possíveis doadoras de medula óssea. A equipe organizadora orienta que os interessados façam agendamento prévio pelos telefones (27) 99978-4929 ou (27) 3767-7954, a fim de evitar filas e organizar melhor o atendimento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é mobilizar a população para a importância da doação. “A doação de sangue é um gesto simples, rápido e que salva vidas. Sabemos que manter os estoques dos hemocentros abastecidos é um desafio constante, por isso, ao doar, as pessoas não só ajudam desconhecidos, mas também fortalecem o senso de comunidade e empatia”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Itatiane Lana Carvalho.

Para se tornar doador de sangue é necessário ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento original com foto. Aqueles que têm entre 60 e 69 anos precisam já ter realizado alguma doação anterior. Pessoas com histórico de câncer ou doenças hematológicas não estão aptas a doar.

No caso do cadastro para doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos. Os dados coletados são armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), e a compatibilidade entre doadores e pacientes é verificada por exames genéticos. “Eventos como esse em Jaguaré nos ajudam no sentido de salvar vidas com a doação de sangue e encontrar doadores compatíveis de medula óssea”, declarou o presidente da ONG Voluntários do Bem, Silmar Barbosa Neres. “Quero agradecer à Prefeitura de Jaguaré pelo entendimento sobre esse importante ato de doação, pois vem nos fortalecer ainda mais com o espírito de solidariedade”.

Não podem doar sangue pessoas com mais de 69 anos que nunca tenham doado anteriormente, aquelas com anemia detectada no teste realizado antes da doação, ou ainda quem apresentar pressão arterial elevada ou muito baixa no momento da triagem. Todos os doadores passam por avaliação clínica e exames rápidos no local.

0
0
Atualizado: 08/04/2025 18:37

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.