geral

Contrabando de ovos supera o de drogas na fronteira dos EUA com o México

26 mar 2025 - 17:10

Redação Em Dia ES

Com G1

Share
Aumento de 36% nas interceptações de ovos em todo o país é atribuído à alta nos preços
Um dos motivos é a alta nos preços. Foto: Pascal Mora

O contrabando de ovos, produto em escassez nos Estados Unidos e com preço disparado, já é maior que o de drogas em uma das fronteiras entre o México e os EUA.

Segundo dados das autoridades norte-americanas, as apreensões de ovos contrabandeados da cidade de Tijuana, no México, para a de San Diego, na Califórnia, aumentaram 158% este mês, na comparação com outubro do ano passado.

O aumento fez a quantidade de ovos apreendidos superar em dez vezes as apreensões de fentanil, um opioide que mata milhares de pessoas todos os anos nos EUA que chega ao país através do México, onde é produzido.

Desde outubro de 2024, policiais dessa fronteira específica fizeram 350 apreensões da droga e mais de 3.700 de produtos relacionados a aves.

O motivo é a alta nos preços e a escassez de ovos nos Estados Unidos devido à gripe aviária. O vírus H5N1 dizimou quase 123 milhões de galinhas, perus e outras aves em 49 estados dos EUA desde o início dos surtos, em 2022.

As aves são abatidas para impedir o aumento da contaminação, o que resulta na diminuição da produção de ovos e no aumento dos preços para supermercados e consumidores. Só em dezembro do ano passado, cerca de 13 milhões de aves morreram devido à doença, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Só para se ter uma ideia, o preço do ovo no mercado americano mais do que dobrou em um ano.

Mas, no caso do contrabando, as autoridades americanas alertam que o barato pode sair caro: em primeiro lugar, porque a multa por entrar ilegalmente com ovos ou aves no país pode chegar a US$ 10 mil.

Outra questão é o risco de contaminação, uma vez que esses produtos não passam por inspeções sanitárias.

0
0
Atualizado: 26/03/2025 19:50

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.