geral

Espírito Santo é palco do Horasis Global Meeting e se destaca na agenda ESG global

28 out 2024 - 15:05

Redação Em Dia ES

Share
Com mais de 1,3 mil lideranças de 37 países, evento em Vitória projeta o estado como referência em sustentabilidade e governança
Espírito Santo é palco do Horasis Global Meeting e se destaca na agenda ESG global. Foto: Hélio Filho/Secom

Mais de 1,3 mil líderes de 37 países participaram do Horasis Global Meeting, realizado pela primeira vez na América Latina, entre sexta-feira (25) e domingo (27). O evento, sediado em Vitória, reuniu especialistas e executivos para discutir temas sobre ESG, inovação e governança, consolidando o Espírito Santo como um centro estratégico para futuras parcerias e investimentos na área.

Durante o evento, Frank-Jürgen Richter, fundador do Horasis, destacou o potencial gerado para novos negócios e conexões internacionais, mencionando a possibilidade de realizar novas edições globais e regionais no estado capixaba.

“Esse talvez seja o melhor evento de todos – as pessoas estão conectadas, formando uma verdadeira comunidade que une o espírito brasileiro ao internacional. Espero estar aqui novamente ano que vem”, afirmou Richter, que defendeu o tema “Construindo Pontes para o Futuro” como apropriado diante das desigualdades e tensões globais.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que o Horasis Global Meeting trouxe visibilidade ao Brasil e, especialmente, ao Estado, transformando-o na “capital do ESG”, com debates produtivos que prometem gerar benefícios para o planeta. “Queremos levar o Estado para o mundo e atrair o mundo para fazer negócios conosco”, ressaltou.

Em mais de 60 sessões e 11 plenárias, o Horasis Global Meeting trouxe ao Brasil nomes como Paul Clements-Hunt, conhecido pelo desenvolvimento do conceito ESG na ONU; Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador; Hichem Mechichi, ex-primeiro-ministro da Tunísia; e outras lideranças de renome. As discussões abordaram temas como mudanças climáticas, energia renovável, políticas públicas, inovação e governança.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, o evento representa um marco na inserção do Espírito Santo na agenda ESG global. “Acredito que teremos daqui por diante parcerias duradouras que vão nos permitir transformar o debate qualificado em soluções que tragam ganhos para os negócios e para a sociedade”, pontuou Baraona.

O encontro também abordou iniciativas de longo prazo, como o projeto “ES 500 Anos”. Nailson Dalla Bernardina, diretor-presidente do ES em Ação, enfatizou que o evento fortalece o estado para o futuro. “Foram mais de mil participantes nas plenárias e nas sessões, a maioria delas com temas relacionados ao ESG e essa nova economia, o que nos permitiu colher a visão de mundo sobre perspectivas de colocar o Espírito Santo cada vez mais à frente”, explicou.

Para Paul Clements-Hunt, a estabilidade política e a organização do Espírito Santo são características essenciais para tornar o estado um polo de investimento sustentável. “Com a segurança jurídica e organização, o Espírito Santo seria o local ideal para criar as bases de um centro global de discussão e geração de negócios. O Estado é politicamente estável, tem uma visão ESG, tem um plano de 500 anos, e a comunidade empresarial aqui é muito empreendedora”, afirmou Hunt, sugerindo que o modelo capixaba poderia servir de inspiração para outras regiões.

Além das sessões temáticas, o Horasis Global Meeting permitiu a aproximação entre executivos, lideranças empresariais e representantes do governo, fomentando parcerias e cooperações. Segundo os organizadores, o evento foi possível graças ao apoio de instituições como Apex, Sicoob, Cesan, Findes/Cindes, entre outras empresas e órgãos parceiros.

0
0
Atualizado: 28/10/2024 16:36

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.