Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, o Fórum Municipal de Educação (FME) de Cariacica foi realizado no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Itacibá, reunindo educadores, gestores e representantes da sociedade civil a partir das 8h30. O encontro teve como objetivo principal discutir e elaborar o novo Plano Municipal de Educação (PMEC) para o período de 2025 a 2035.
O FME, que atua de forma permanente, visa articular as políticas públicas de educação em sintonia com os Fóruns de Educação Nacional e Estadual. A urgência do evento foi destacada em razão da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2024), realizada em janeiro deste ano, que trouxe à tona a necessidade de um planejamento adequado para o setor.
O tema central da conferência, “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da Educação como direito humano”, enfatiza a importância da educação inclusiva e de qualidade, com foco em justiça social e desenvolvimento sustentável.
O evento contou com a presença do Professor Doutor Eduardo Moscon, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que mediou uma reflexão sobre “Participação Social e Construção Democrática do Plano Municipal de Educação de Cariacica”.
Em sua fala, Moscon destacou a importância de adequar as demandas do plano nacional às realidades locais: “Em Cariacica, temos um Plano Municipal de Educação, que eu tive o prazer de participar da discussão. Esse plano foi aprovado e a cidade tem cumprido as exigências. Para o próximo plano, precisamos adequar as demandas do plano Nacional às necessidades do plano de Cariacica. Cada município é diferente e tem investimentos diversos. Cariacica tem cumprido efetivamente com suas obrigações”, afirmou.
A coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Vivia Camila Côrtes Porto, ressaltou a importância da participação da comunidade escolar: “Nós vamos trabalhar as metas do Plano Nacional de Educação dentro do nosso município. Este nosso encontro é de extrema importância para alertar a comunidade escolar, tanto municipal quanto privada, para participar dessa construção, pois são metas que atendem todas as áreas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior”, disse.
Luzian Belisario, Secretária Municipal de Educação, também se pronunciou sobre o evento. “Reunimos aqui todos os conselheiros e profissionais de educação que estão diretamente ligados ao processo educativo. Este espaço é fundamental para discutir o plano que será construído e que valerá por mais 10 anos. É de suma importância esses momentos formativos, onde as pessoas expõem suas ideias para o futuro da educação em nossa cidade”, concluiu.