política

Regionalização da saúde passa pelos três níveis de governo

03 jun 2015 - 06:15

Redação Em Dia ES

Share

Foto: Reinaldo Carvalho (Ales)

O secretário de Estado da Súde Ricardo de Oliveira apresentou aos deputados estaduais membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), nesta terça-feira (2), o Plano de Regionalização da Saúde, a proposta prevê a descentralização da gestão.

Oliveria explicou que a questão não pode ser tratada apenas em nível de governo do Estado, mas tem de ter a participação dos governos municipais e federal, pois não há como administrar a saúde de maneira centralizada, especialmente na assistência e destacou a economia que possibilitará para todos em recursos, tempo e gastos com transportes, além de diminuir os transtornos da população que procura tratamento nos equipamentos públicos.

“Para atender os objetivos de regionalização é preciso compartilhamento de recursos entre os três níveis de governo visando à governança regional”, defendeu o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira em reunião da Comissão de Saúde e Saneamento, presidida pelo deputado Doutor Hércules (PMDB).

O secretário observou que no atual sistema, cada município se preocupa em melhorar o atendimento localmente. “É preciso combinar e pactuar, entre os municípios, a utilização dos recursos existentes para a saúde originados de diversas fontes estaduais e federais. O novo sistema pretende evitar a fragmentação e desperdícios de recursos, com prioridades negociadas”, ressaltou e enfatizou: “Estamos construindo uma governança regional”.

Apoio da deputada de Linhares

“A construção de um hospital regional em Linhares iria ao encontro da regionalização”, apontou a deputada Eliana Dadalto (PTC). Ela lembrou que o município tem três hospitais para atender mais de 300 mil pessoas, incluindo os 170 mil da cidade, quando, na realidade, tem capacidade de atendimento para apenas 80 mil.

A parlamentar requereu uma audiência pública para debater a saúde pública no município de Linhares, que aconteceu no mês de maio deste ano. Após a reunião um relatório foi entregue ao secretário de Estado da Saúde Ricardo Oliveira.

Comissão de Saúde e Saneamento é composta por Doutor Hércules, presidente; Almir Vieira, vice-presidente; Erick Musso (PP); Pastor Marcos Mansur (PSDB); e os suplentes Eliana Dadalto (PTC), Dary Pagung (PRP), Hudson Leal (PRP), Amaro Neto (PPS), Marcos Bruno (PRTB).

Médio e longo prazo

O secretário de Saúde finalizou lembrando que as questões colocadas, muitas delas, foram apresentadas em audiências públicas, especialmente na região norte. Ele relata que hoje cada município tenta resolver o seu problema isoladamente. “Talvez, por isso, há concentração onde há pouca demanda e vice-versa”, apontou.

Oliveira disse ainda que as mudanças são de médio e longo prazo e não serão de cima para baixo, será obra coletiva com a participação da comunidade, respondendo ao deputado Doutor Hércules, que levantou a importância da participação dos conselhos de saúde.

Redação Portal Linhares Em Dia
Com informações da Web Ales


Fique EM DIA com notícias relacionadas

POLÍTICA

Deputado cria projeto para pressionar Executivo

Seis ministros vêm ao Espírito Santo para Conferência nacional de Legisladores  

0
0
Atualizado: 03/06/2015 06:15

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.