Saúde

Onda de calor no ES: saiba os riscos para a saúde e como se proteger

13 nov 2023 - 13:52

Redação Em Dia ES

Share
Manter o corpo hidratado, evitar a prática de exercícios nos horários mais quentes, usar protetor solar e buscar locais com sombra ajudam a evitar o mal-estar
Onda de calor no ES: saiba os riscos para a saúde e como se proteger. Foto: Getty Images

Uma forte onda de calor vem atingindo o Espírito Santo nos últimos dias e, pelo visto, a semana promete ser novamente de temperaturas muito altas.

Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo alerta, desta vez, de grande perigo. A previsão é de que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média até o fim da semana.

Diante disso, é importante adotar alguns cuidados para evitar quadros de tontura, náuseas, dor de cabeça e até mesmo vômitos, desencadeados pelo calorão. É também preciso ficar atento ao fato de que o calor extremo tem maior impacto sobre bebês, crianças, idosos e pessoas em situação de rua.

Ao ficarem expostas a uma temperatura elevada, podem sentir as consequências com mais intensidade que as outras pessoas.

Exposição prolongada ao calor intenso
Ficar muito tempo exposto ao calor muito forte pode acarretar uma série de riscos para a saúde, desde desconfortos considerados mais leves chegando até mesmo a condições médicas mais severas.

Bem mais que o desconforto em si, as altas temperaturas podem levar a exaustão térmica e a desidratação, por exemplo. Pessoas com condições médicas pré-existentes, além dos idosos e crianças pequenas, são especialmente vulneráveis.

Como se proteger das altas temperaturas
– Hidratação: é fundamental manter-se muito bem hidratado.Evite bebidas com cafeína ou álcool, que podem contribuir para a desidratação;

– Roupas adequadas: prefira usar roupas leves, de cores claras e tecidos naturais e respiráveis, como o algodão, para ajudar na regulação da temperatura corporal;

– Proteção Solar: use protetor solar para evitar danos causados pelos raios ultravioleta. Não se esqueça de reaplicar ao longo do dia. Chapéus e bonés também ajudam a proteger o rosto do sol forte;

– Evite exposição prolongada: procure evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia. Caso seja necessário sair, procure sombras e locais frescos;

– Mantenha o corpo refrescado: tome banhos frios, use ventiladores ou ar condicionado para manter um ambiente fresco em casa.

Alimentação saudável e corpo hidratado
Além de manter-se hidratado, é fundamental manter uma alimentação adequada para não passar mal em dias muito quentes. O ideal é comer frutas ricas em água e verduras. Evite frituras, alimentos industrializados e ultraprocessados, também. Veja algumas dicas do comer:

FRUTAS
1. Laranja;
2. Maçã;
3. Morango;
4. Abacaxi;
5. Melancia;
6. Melão.

VERDURAS
1. Espinafre;
2. Brócolis;
3. Taioba.

Água de coco e carnes magras, como peixe e frango, também são uma ótima pedida em épocas assim

0
0

Atualizado 10 dez 2023 - 23:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.