Foi oficialmente constituída nesta quarta-feira (5), durante Assembleia Geral, a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Sooretama (Adesso). O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu representantes de empresas, de instituições financeiras, profissionais liberais e autoridades políticas do município, entre elas o prefeito Fernando Camiletti, o vice-prefeito João Paulo da Silva e o presidente do Poder Legislativo, Marcos Cognolato, além dos vereadores Jhonata Lets Go e Edson Costa.
O presidente Luiz Mário Freitas Netto e outros membros da ADEL – Associação para o Desenvolvimento de Linhares, também prestigiaram a assembleia de constituição e posse da primeira diretoria da Adesso.
A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Sooretama foi criada com o apoio da ADEL e inspirada no mesmo modelo estatutário de sucesso que há 20 anos atua na promoção e fomento do crescimento sustentável do município vizinho.
O empresário Diego Matos Fernandes foi eleito primeiro presidente da Associação. Ao lado dele, compõem a diretoria da entidade o também empresário Wellington Bravim (secretário) e o advogado Renan Silva Damasceno (tesoureiro).
Principal entusiasta para a criação da Adesso, Diego Matos é um dos novos empreendedores que se instalaram recentemente em Sooretama. Oriundo de Minas Gerais e diretor da Dieguitos Alimentos, ele fixou residência na cidade há cerca de um ano.
Diego explica que a Associação atuará como intermediária, em conjunto com os poderes Executivo e Legislativo, na atração e promoção de projetos voltados para a capacitação de mão-de-obra, treinamento e formação de líderes e gestores, entre outras ações.
“Sooretama tem atraído os olhares do empresariado de todo o Brasil, mais de 30 novas empresas chegaram ao município nos últimos anos. Precisamos criar condições para que a cidade esteja prepara para receber esse desenvolvimento que está sendo gerado. A Adesso vem para somar neste sentido”, destaca.
Ao analisar o perfil econômico de Sooretama, Diego Matos observa que o comércio local está um passo atrás em relação ao agronegócio e a crescente atividade industrial no município. Um dos desafios da Adesso, segundo ele, é fomentar e fortalecer o comércio para que acompanhe o crescimento dos dois outros segmentos.
O prefeito Fernando Camiletti destacou a criação da Adesso “como um marco importante para a organização das ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do município”.
Após formalmente constituída, a Associação de Desenvolvimento de Sooretama teve sua primeira agenda de trabalho, na manhã de sexta-feira (7). A diretoria da entidade recebeu para uma reunião, na Câmara de Vereadores, o superintendente da Ong Espírito Santo em Ação, Luciano Gollner, e o diretor da Samarco, Sérgio Mileipe. Em pauta, entre outros assuntos, esteve o primeiro grande objetivo da Adesso: a implantação de uma escola de ensino em tempo integral no município.