Já está em funcionamento a usina fotovoltaica construída para abastecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Sul), no município de Aracruz, Norte do Espírito Santo.
O investimento é de cerca de R$ 1,3 milhão disponibilizados para o SAAE, através do Fundo Municipal de Petróleo e Gás (FMPG).
Segundo a prefeitura de Aracruz, a usina possui uma potência instalada de 326 kW, com 604 módulos fotovoltaicos e 77 micros inversores, instalados no solo, em uma área de aproximadamente 4 hectares, ao lado da ETE Sul.
O presidente do Conselho Municipal de Petróleo e Gás, José Eduardo Azevedo disse que o projeto potencializa a geração de energia limpa.
“O projeto submetido pelo SAAE tem total aderência aos objetivos do Fundo, sendo muito bem-vindo, e o Conselho aprovou o uso dos recursos para a construção da usina que produzirá 100% de energia renovável”.
A construção da usina faz parte do planejamento estratégico do SAAE e foi instalada em um local com área suficiente para permitir a expansão da geração de energia elétrica, podendo ser utilizada para abater as contas de energia de outras unidades do SAAE no futuro.
Para o prefeito de Aracruz, doutor Coutinho, o projeto vai beneficiar vários setores da administração municipal.
“O SAAE, como um órgão que atua em áreas ligadas ao meio ambiente, precisa sempre adotar medidas para preservá-lo e este projeto que usa, justamente, recursos do fundo e vai produzir energia limpa e renovável integrando várias Secretarias da Prefeitura, demonstrando que estamos no caminho certo”, disse.