geral

Hospital Geral de Linhares (HGL) não será mais estadualizado. Entenda!

01 jun 2022 - 18:45

Redação Em Dia ES

Share
Governo do Estado e prefeitura de Linhares justificaram os motivos para a não concretização do projeto
O governo do Estado do Espírito Santo publicou nesta quarta-feira (1) um comunicado sobre os motivos pelos quais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), diz que postura do município impede que processo de transferência do hospital para a rede estadual seja concluído e que não será possível a estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL). 

Segundo a publicação, a Sesa tentou durante três anos a estadualização da gestão do hospital. Ainda segundo o governo, ao longo da pandemia foram investidos R$ 5 milhões e 817 mil para abertura e adequação de leitos de enfermaria no hospital.

Também de acordo com a Sesa, o Estado formalizou um contrato de gestão com a Fundação Inova Capixaba, estatal criada para gestão dos hospitais estaduais. O investimento anual seria de R$ 80.561.418,24. O valor seria utilizado no primeiro ano de gestão do HGL representando, um quantitativo de 6.276 internações, 17.832 consultas e 38.028 atendimentos de urgência e emergência. A nota afirma, que no momento em que se tornava imprescindível a transferência da gestão do hospital, o município passou a adotar posicionamento contrário à estadualização, não estando mais interessado na mudança.

Resposta da prefeitura de Linhares
Em nota, a prefeitura de Linhares argumentou que a oposição ao modelo proposto pela Sesa levou em conta o fato de o contrato que seria assinado para a Gestão do HGL não contemplar nenhum serviço de alta complexidade e sobre a grade de referência da rede de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde, em que os serviços de média complexidade seriam referenciados para outros municípios da região Central Norte.

A nota afirma que o município de Linhares buscou solucionar  os questionamentos sobre o perfil assistencial dos atendimentos a serem  realizados no Hospital Geral de Linhares, seja no pronto- socorro ou leitos de internação de UTI e enfermarias clínicas e cirúrgicas.

Confira os comunicados abaixo
Leia Mais
0
0
Atualizado: 01/06/2022 18:45

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.