Comerciantes e empresários de Linhares relatam, nesta quinta-feira (04), novas tentativas de golpe praticadas por criminosos que se passam por fiscais. Depois de usarem o nome do Procon, estelionatários agora se apresentam como agentes da Vigilância Sanitária Municipal para tentar extorquir valores.
De acordo com os relatos, os golpistas entram em contato por telefone, se identificam como gestores ou fiscais e chegam a exigir transferências e pagamentos de boletos. A diretora-geral do Procon de Linhares, Lívia Ferrari, confirmou que o órgão recebeu diversas reclamações sobre o caso.
“O Procon não realiza esse tipo de contato por telefone para fins de fiscalização, muito menos para solicitar qualquer pagamento. Os nossos fiscais atuam sempre de forma presencial, devidamente identificados. Orientamos que, em caso de suspeita, a população entre em contato diretamente conosco”, reforçou.
A Vigilância Sanitária do município também foi usada pelos falsários. Segundo a diretora-geral Josiane Curitiba, os criminosos chegaram a pressionar comerciantes com insistentes cobranças.
“Recebemos relatos de comerciantes que foram coagidos ao telefone. Quero deixar claro que a Vigilância Sanitária não cobra valores via ligações. Todas as nossas fiscalizações são presenciais, feitas por agentes identificados, e não envolvem qualquer tipo de cobrança bancária ou PIX”, alertou.
Tanto o Procon quanto a Vigilância Sanitária reforçam que não realizam cobranças por telefone e pedem que comerciantes não efetuem transferências. A recomendação é que qualquer tentativa de golpe seja denunciada imediatamente aos canais oficiais dos órgãos.
Canais de atendimento oficiais:
Procon Linhares – Av. Augusto Calmon, 1117, Centro. Telefone: (27) 3199-1360
Vigilância Sanitária – Rua Álvaro Garcia Durão, 955, Três Barras. Telefone: (27) 3150-1288


















