O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois avisos de chuvas intensas para o Espírito Santo, ambos com início às 10h desta segunda-feira (3) e válidos até as 10h de terça-feira (4). O primeiro alerta, de grau ‘Perigo’ (laranja), abrange 58 municípios, incluindo os da Grande Vitória, enquanto o segundo, de ‘Perigo Potencial’ (amarelo), é válido para todas as cidades capixabas.
No aviso de ‘Perigo’, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas que podem variar de 60 a 100 km/h. O INMET aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas para as localidades listadas.
Já o alerta de ‘Perigo Potencial’, que cobre todo o território estadual, prevê volumes de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos intensos podem atingir entre 40 e 60 km/h. Para este cenário, o instituto classifica como “baixo” o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Municípios sob alerta de ‘Perigo’
A lista de 58 municípios sob o aviso de ‘Perigo’ (laranja) inclui: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Instruções e recomendações
Para ambos os alertas, as autoridades orientam a população a não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Especificamente para as áreas sob alerta de ‘Perigo’, há a instrução adicional para que, “se possível”, os moradores desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em qualquer situação de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Outubro fechou com chuva acima da média no ES
As chuvas desta semana seguem um padrão observado em outubro. Segundo dados do Instituto Climatempo, o mês terminou com volumes elevados no litoral do Espírito Santo. O município de Conceição da Barra registrou 301,8 mm, um dos maiores volumes acumulados no Brasil. Vitória acumulou 187,8 mm, sendo o quinto maior volume entre as capitais brasileiras.
A análise do Climatempo indica que o excesso de chuva na região de Vitória em outubro foi provocado pela “passagem de frentes frias e a forte infiltração de ar marítimo após a passagem das frentes frias”.
Previsão para Novembro
A expectativa é que o mês de novembro mantenha a tendência de chuva frequente na maior parte do Brasil, incluindo o Sudeste. A previsão do Climatempo aponta para volumes “um pouco acima da média” na região.
O fenômeno La Niña, observado no Oceano Pacífico Equatorial, facilita a passagem de frentes frias pelo Sudeste e a formação de corredores de umidade. Há possibilidade de que um ou dois desses corredores se transformem em Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que gera grande quantidade de chuva por dias consecutivos. Devido à combinação de nebulosidade, chuva frequente e a passagem de ar frio de origem polar, a temperatura no Sudeste tende a ficar “um pouco abaixo do normal” em novembro.


















