esporte

Uefa se reúne e deve retirar final da Champions da Rússia

24 fev 2022 - 15:30

Redação Em Dia ES

Share
A fase final da qualificatória europeia para a Copa do Mundo do Qatar também deve sofrer alterações envolvendo a Rússia
A Uefa se reunem na tarde desta quinta (24) para decidir sobre a mudança de local da final da Champions League, inicialmente marcada para o dia 28 de maio, na Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia. Por causa do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, a entidade máxima do futebol europeu pretende levar a partida para Londres, no mítico Estádio de Wembley.

Na temporada passada, a final entre Chelsea e Manchester City foi transferida  de Istambul, na Turquia, para o Porto, em Portugal. A mudança se fez necessária quando a Turquia ficou na lista vermelha do Reino Unido por causa dos números da pandemia de Covid.

Mas a decisão não será tão fácil para Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. A empresa russa Gazprom, principal empresa do ramo de gás no mundo, é uma das patrocinadoras oficiais da Champions. Além disso, Alexander Dyukov, presidente da subsidiaria petrolífera Gazprom Neft é membro do comitê executivo da Uefa e amigo íntimo do líder russo Vladimir Putin.

Campeonato Ucraniano é suspenso
Em um breve comunicado nas redes sociais, a Liga Ucraniana de Futebol (UPL) anunciou nesta quinta (24) a suspensão do Campeonato Ucraniano de futebol. Haveria uma reunião entre representantes de clubes para esta quinta, mas o bombardeio da Rússia acelerou o processo.

Eliminatórias afetadas
A fase final da qualificatória europeia para a Copa do Mundo do Qatar também deve sofrer alterações envolvendo a Rússia. O país de Vladimir Putin está na repescagem da Uefa que classificará as 3 últimas seleções do continente para o mundial, que começa em novembro.

Os russos enfrentam a Polônia em 24 de março. O jogo estava previsto para ser realizado na Rússia. Caso se classifique, a seleção russa recebe, também em casa, o vencedor do confronto entre Suécia e República Tcheca.

Os 3 países envolvidos nos confrontos já disseram à Uefa que não jogarão na Rússia. A entidade teria concordado com a manifestação. A associação não informou, porém, se também anunciará um novo local nesta 6ª feira (25.fev).
0
0
Atualizado: 24/02/2022 15:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.