O início do Gás do Povo, sancionado neste mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir o Auxílio Gás dos Brasileiros, já reflete no aumento da procura por botijões nas revendedoras credenciadas em todo o país. O programa garante a recarga 100% gratuita do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para famílias de baixa renda, eliminando a necessidade de os consumidores completarem o valor do produto com recursos próprios, o que tem movimentado o setor varejista.
O impacto comercial tem sido percebido de forma direta por quem atua na ponta do setor. O vendedor Amarilto Santos, que trabalha em um ponto credenciado no Distrito Federal, relata a mudança no fluxo diário de clientes. “Depois que a gente aderiu ao Gás o Povo, a gente sentiu que o movimento mudou, aumentou, com mais gente à procura do gás”, afirma.
Para os consumidores, o novo formato encerra a obrigatoriedade de ter uma reserva financeira para a compra do GLP. A dona de casa Abigail Gomes, moradora de Vicente Pires (DF), recarregou o botijão gratuitamente pela primeira vez. Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela reside com o marido e duas filhas e aponta a diferença em relação à modalidade anterior. “Eu fiz a troca aqui e a gente não teve que acrescentar nada. Foi o valor que tinha no vale e eu já estou levando meu botijão cheio e estou muito feliz com isso”, relata.
Como funciona para revendedores e famílias
A adesão ao programa por parte das revendedoras de gás é voluntária. Para ingressar no sistema, os estabelecimentos precisam ter autorização ativa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), situação regularizada junto à Receita Federal do Brasil e uma conta corrente pessoa jurídica na Caixa Econômica Federal. O lojista também deve adquirir a máquina de cartão “Azulzinha”, que atua como o meio oficial de pagamento do programa.
Para ter direito à recarga, as famílias precisam cumprir critérios específicos estabelecidos pelo governo:
- Estar inscritas no Programa Bolsa Família.
- Ter composição familiar de, pelo menos, duas pessoas.
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
- Manter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos dois anos.
Acesso via aplicativo e métodos de pagamento
A operacionalização do benefício dispensa a ida presencial a postos do Cadastro Único ou aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Todo o processo é gerenciado pelo aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, plataforma onde o usuário verifica a situação do vale e localiza as distribuidoras credenciadas mais próximas. O beneficiário tem a opção de retirar o botijão na própria revenda ou solicitar a entrega em domicílio, neste último caso, arcando apenas com a taxa de frete.
Para consumidores sem aparelho celular ou acesso à internet, o sistema oferece alternativas. A retirada pode ser validada utilizando o cartão do Programa Bolsa Família (modelo com chip), o cartão de débito da Caixa Econômica Federal ou informando o CPF do Responsável Familiar diretamente na maquininha “Azulzinha” ou no aplicativo “Azulzinha Aproxima” do lojista.
Investimentos e combate à pobreza energética
Atualmente, o Gás do Povo atinge a marca de 6,4 milhões de domicílios brasileiros atendidos. Desde a primeira fase de implementação do programa, em novembro de 2025, os repasses do Governo Federal já superam os R$ 642 milhões. A previsão oficial do Executivo é que, em março, 15,5 milhões de famílias sejam contempladas com a recarga do botijão.
Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Gás do Povo integra o novo Programa Nacional de Acesso ao Cozimento Limpo, que estrutura as ações de combate à pobreza energética no Brasil. O alto custo do GLP e as dificuldades logísticas em áreas afastadas levavam o público vulnerável a recorrer a alternativas precárias de cocção, como lenha, carvão e querosene. A exposição à fumaça tóxica dessas fontes aumenta os riscos de doenças respiratórias e queimaduras, afetando majoritariamente mulheres e crianças.
A nova política visa reverter esse cenário, estruturando a gratuidade e integrando outras modalidades de energia limpa, sob a supervisão de um comitê gestor permanente, mecanismos de monitoramento, publicação de relatórios periódicos e fontes diversificadas de financiamento.


















