A Receita Federal deve começar, nesta sexta-feira (23), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 (IR). A entidade não confirmou a data do início para consulta, porém, como é de praxe, costuma liberar uma semana antes do deposito, que irá ocorrer no dia 30 deste mês.
Os primeiros lotes foram pagos em maio, junho, julho e em agosto para mais de 17,3 milhões de contribuintes. Vale ressaltar que o pagamento da restituição é feito na conta bancária que foi informada na declaração do Imposto de Renda.
Pelo regulamento do IR, o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês antes do pagamento, mais 1% no mês do depósito. No momento a taxa básica de juros está em 13,25% ao ano, isto é, nos próximos lotes, a taxa Selic será calculada para os valores a serem depositados.
Caso o crédito não seja realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
A consulta pode ser feita na página da Receita na internet ou no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.