O primeiro passo é você olhar para si e respeitar seus sintomas
Você já deve ter ouvido matérias de jornal, programas de TV, entrevistas em rádio ou até podcasts falando sobre ansiedade. Realmente, a ansiedade virou pauta cotidiana. Sabe por quê? Porque realmente os casos de ansiedade explodiram no mundo inteiro nesses últimos anos, principalmente depois da pandemia.
Com tanta gente falando, surge a pergunta que muitas se fazem: eu tenho mesmo ansiedade, ou será apenas um mal estar? É indiscutível que nunca se falou tanto sobre ansiedade como no momento. Por isso, devemos ter muito cuidado com esse tema.
A pandemia, a instabilidade e a insegurança geraram sim uma grande preocupação nas pessoas. Isso nos gerou medo, pânico, temor de que tudo iria acabar… Mas será mesmo que todo mundo está sofrendo de ansiedade e precisa ser acompanhado por um profissional? Vamos falar sobre isso…
O primeiro passo é você olhar para si e respeitar seus sintomas. Se achar mesmo que está com ansiedade e não é um profissional especializado, comece a se observar com mais seriedade. Observe se seu pensamento está acelerando, se você está focando em coisas que ainda nem aconteceram e se outras coisas estranhas acontecem. Por exemplo, preste atenção se seu ritmo está acelerado demais, se quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo e se isso está deixando você uma pessoa nervosa. O que acha? Tem, pelo menos, parte desses sintomas? Caso sim, hora de tirar todas as dúvidas com um profissional adequado.
Sim, você vai ser a primeira pessoa a olhar para si e ver se realmente você está com sintomas da ansiedade. Mas um profissional adequado pode olhar para o contexto inteiro e ajudar você nesse conhecimento. Eu, por exemplo, recebo todos os dias pessoas que estão cheias de dúvidas, não sabem sequer o que realmente é ansiedade, mas estão sofrendo há anos com isso.
Eu sempre recomendo, antes de tudo, observar o momento em que se está vivendo. O auto olhar e a autopercepção são muito importantes para buscar essa consciência. Pergunte-se sempre: como eu estou hoje? Como estão meus pensamentos? Assim, olhando para si, é possível procurar ajuda de um profissional e ser muito eficaz no tratamento, ainda cedo, antes de os sintomas se agravarem. Um profissional adequado vai poder tirar todas as suas dúvidas e iniciar um tratamento, caso você esteja com ansiedade.
Eu atendo como hipnoterapeuta, mas muitas vezes recebo pessoas tão confusas com o próprio conceito de ansiedade, os sintomas e as causas que preciso explicar em detalhes, antes mesmo da sessão de hipnose clínica, para poder acalmar essa pessoa. Isso é comum. Portanto, não tenha vergonha de perguntar. Tire suas dúvidas e, se necessário, comece um tratamento eficaz. Só não deixe de procurar ajuda.