economia

PIB do ES recuou 4,4% em 2020, aponta Indicador Econômico da Findes

15 mar 2021 - 18:59

Redação Em Dia ES

Share
“A imunização da população é essencial para preservar vidas e empregos”, disse Samorini
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) apresentou em entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (15) o Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo (IAE-Findes), referente ao 4° trimestre de 2020 e o fechamento do ano. Os indicadores apontaram que o PIB do Estado capixaba apresentou uma queda de 4,4% em relação ao ano de 2019. 

O IAE-Findes estimou crescimento de 4,4% da economia capixaba na passagem do 3° para o 4° trimestre do ano, na série livre de sazonalidade. O resultado reforçou o crescimento já verificado no 3º trimestre, indicando o aquecimento da atividade econômica do estado no segundo semestre do ano. 

O ganho de ritmo no último trimestre foi disseminado em todos os grandes setores da atividade econômica, com destaque para a expansão de 10,2% na indústria de transformação e de 40,1% na construção. 

Apesar desses resultados, o crescimento observado no segundo semestre não foi suficiente para eliminar as perdas acumuladas ao longo do ano, tendo em vista os efeitos adversos da pandemia.  

Com isso, a atividade econômica do Espírito Santo encolheu 4,4% em 2020, refletindo a contração ocorrida em todos os grandes setores da atividade econômica do estado. No ano, o destaque foi a indústria de transformação que minimizou as perdas e encerrou 2020 com leve recuo de 0,3%, mantendo, praticamente, o mesmo nível de atividade de 2019. 

A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou, que a atividade econômica do ES encolheu 4,4% em 2020, refletindo a contração ocorrida em todos os grandes setores da atividade econômica do estado, “neste momento, reforçamos a importância da vacinação. A imunização da população é essencial para preservar vidas e empregos. Ela possibilitará a plena retomada da atividade econômica. A Findes apoia o movimento Unidos pela Vacina, a expectativa agora tende a performar mais ou menos de acordo com a vacinação e um auxilio emergencial menor. Precisa aumentar a velocidade de vacinação”, afirmou Samorini.
 
Outros indicadores e expectativas
Além do PIB, também foram apresentados pela Findes os indicadores de produtividade e PIB per capita. A produtividade do trabalho capixaba menteve-se praticamente estável em relação ao ano interior, com um crescimento de 0,5%. O índice é inferior ao nacional, já que a produtividade do Brasil avançou 4,2%. Já o PIB per capita do Espírito Santo, sofrendo um reflexo do encolhimento da atividade econômica, apresentou a maior retração entre todos os indicadores. Secomparado ao ano anterior, a queda foi de 6,3%.
0
0
Atualizado: 15/03/2021 18:59

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.