política

Roque Chile é eleito novo presidente da Câmara de vereadores de Linhares

01 jan 2021 - 19:20

Redação Em Dia ES

Share
Therezinha Vergna será a vice-presidente do legislativo
A Câmara Municipal de Linhares deu posse nesta sexta-feira (1º) aos vereadores eleitos e escolheu a nova mesa diretora que vai conduzir o legislativo municipal pelos próximos dois anos. O vereador Roque Chile (PSDB) foi eleito presidente da Casa. 

Ele terá como vice-presidente a única vereadora eleita, Therezinha Vergna do partido (Rede). O primeiro secretário é o vereador Guigui e a função de segundo secretário será desempenhada pelo vereador Allysson Reis (DC).  

Comissões permanentes
As duas principais comissões da Câmara também definiram seus presidentes, relatores e membros. 
A comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo vereador Vicentini (Rede); o relator será Valdeir de Freitas (PTB) e Therezinha Vergna atuará como membro. 

Já a Comissão de Finanças escolheu Gilson Gatti (MDB) como presidente, relator vereador Messias Caliman e vereador Allyson Reis como membro. 

Novo presidente aposta na transparência
O novo presidente da Câmara de Linhares, vereador Roque Chile, disse que vai pautar sua gestão pela transparência, levando à população todos atos da Casa. “Nosso trabalho vai ser realizado de uma forma bem transparente. Temos um planejamento de moralização da Casa e vamos trazer junto com todos os vereadores essa responsabilidade que temos junto a população linharense”, disse o presidente da Câmara.

Política para as mulheres
Única vereadora eleita, a vice-presidente da Câmara, Therezinha Vergna, disse que vai propor mais políticas públicas de apoio às mulheres. “É um compromisso com a sociedade. Vamos fazer uma gestão participativa, ouvindo lideranças das comunidades e vamos formar um grupo de mulheres. Queremos elaborar propostas exclusivas para o público feminino de Linhares e focar nas questões sociais”, destacou.

Após a posse e eleição da diretoria interna, os vereadores entram em recesso e iniciam de fato o ano legislativo a partir de 1º de fevereiro. 

Os eleitos
Foram empossados os 17 vereadores eleitos na cidade. Edimar Vitorazzi, do Republicanos; Therezinha de Rio Quartel, do Rede; Messias Caliman, do Rede; Vicentini, do Rede; Juninho Buguiu, do PV; Juarez Donatelli, do PV; Professor Antônio Cesar, do PV; Waldeir de Freitas, do PTB; Roque Chile, do PSDB; Egmar o Guigui, do PSC; Tarcisio Silva, do PSB; Valdir Maciel, do Podemos; Dr Carlos Almeida, do PDT; Gilson Gatti da Farmácia, do MDB; Fabrício Lopes, do MDB; Roninho Na Urna, do DC; Alysson Reis, do DC.

Sobre o cargo
Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Linhares vão representar 176.688 habitantes. A cidade capixaba tem um PIB de R$ 5.480.107.162,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,724, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
0
0
Atualizado: 01/01/2021 19:20

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.