Para o governo, a informação pode salvar vidas
O Espírito Santo alcançou o primeiro lugar no ranking de estados brasileiros com maior transparência na divulgação de dados sobre a pandemia do novo coronavírus. O levantamento foi feito pela fundação Open Knowledge Brasil (OKBR), uma organização que atua na transparência da informação.
De acordo com a pesquisa, a avaliação do Espírito Santo é de 98 pontos (nota máxima é 100) e o nível de transparência é considerado alto. Empatados com o estado capixaba aparecem Pernambuco (PE) e Rondônia (RO), também com 98 pontos.
No Espírito Santo a divulgação de dados é feita no Painel Covid-19, onde são detalhados todos os dados e evolução da doença por municípios. O internauta pode acessar livre a quantidade de infectados, casos por município, sexo e faixa etária com maior incidência da Covid-19. Ainda é possível ter acesso e fazer o download da base detalhada (microdados) em formato aberto. A plataforma contém informações da rede pública e privada do estado e é atualizada todos os dias, em tempo real.
Nas palavras do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a nota é muito importante e mostra que o Espírito Santo está cumprindo o seu papel de informar a população. “A informação ajuda a salvar vidas em tempos de pandemia’, é fundamental e entra em acordo com as diretrizes do Espírito Santo.
??Acabo de receber, com muita alegria, a informação de que o Espírito Santo é 1° lugar no Índice de Transparência da Covid-19. As inverdades serão sempre superadas pelo trabalho sério e comprometido. Seguimos juntos!Saiba mais: https://t.co/UoOYO82SIy— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) May 7, 2020