polícia

Operação contra mulheres do PCC cumpre mandados em cinco cidades do ES

30 abr 2026 - 09:15

Redação Em Dia ES

Share
Ação do Gaeco visa desarticular grupo responsável pela expansão da facção criminosa em território capixaba; dez mulheres foram denunciadas por atuação em cargos de liderança
MPES deflagra operação contra núcleo feminino do PCC em cinco cidades do Espírito Santo. Foto: Reprodução

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), deflagrou nesta quinta-feira (30) a Operação “Irmãs”. O objetivo é desarticular o núcleo feminino estadual da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), responsável pela articulação e expansão do grupo no Espírito Santo.

As investigações foram concluídas com o ajuizamento de três denúncias contra 10 mulheres apontadas como integrantes da facção criminosa. De acordo com o Ministério Público, as prisões preventivas das suspeitas foram decretadas pela 4ª Vara Criminal de Vitória.

Nesta quinta-feira, as equipes do Gaeco cumprem mandados de prisões e cinco mandados de busca e apreensão em diferentes regiões do Estado. As diligências ocorrem nos municípios de Vila Velha, Serra, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

As investigações indicam que o grupo atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas e forte participação na manutenção e no fortalecimento da organização criminosa em território capixaba. Segundo o MPES, as integrantes atuavam em diferentes frentes, inclusive ocupando posições de liderança dentro da hierarquia da facção.

0
0
Atualizado: 30/04/2026 10:33

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.