entretenimento

Wagner Moura entra na lista das melhores atuações de 2025 do New York Times

11 dez 2025 - 08:00

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Protagonista de "O Agente Secreto", brasileiro figura ao lado de nomes como Jacob Elordi e Liam Neeson. Filme de Kleber Mendonça Filho representa o país na corrida pelo Oscar 2026
Wagner Moura é eleito pelo New York Times uma das melhores atuações de 2025. Foto: Cibelle Levi/JNC Design

O ator brasileiro Wagner Moura foi incluído na lista das melhores atuações de 2025 elaborada pelo jornal norte-americano The New York Times, publicada nesta terça-feira (9). O destaque na publicação deve-se ao seu desempenho como protagonista no filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Além de Moura, o periódico citou performances de outros nomes da indústria cinematográfica global. Entre os mencionados estão Jacob Elordi, pelo papel do monstro em “Frankenstein”; Teyana Taylor, por “Uma Batalha Após a Outra”, de Paul Thomas Anderson; e Liam Neeson, por sua interpretação cômica em “Corra que a Polícia Vem Aí!”, lançado em agosto passado.

Em entrevista concedida ao veículo norte-americano, Moura refletiu sobre a evolução de seu trabalho e a relação entre sua personalidade e os papéis que interpreta. Segundo o ator, o envelhecimento o leva a transpor mais características próprias para seus personagens. “É como compartilhar algo sobre mim, algo em que acredito. Eu sou uma pessoa muito política, e é claro que isso se manifesta naquilo que faço. Artes e política são coisas muito próximas”, afirmou.

O ator também comparou o ofício da atuação à naturalidade da infância. “Eu ainda sinto felicidade como uma criança. Penso que todos os atores, talvez todos os artistas, em geral, gostam de brincar, fingir, que é o que crianças fazem. Crianças são ótimos atores, quando não estão domadas. Elas são naturais, os melhores atores do mundo”, complementou.

Temporada de premiações
A menção no New York Times ocorre em um momento de ampla visibilidade para a produção brasileira no circuito internacional de prêmios. Wagner Moura concorre ao Critics Choice Awards na categoria de melhor ator e disputa o Globo de Ouro como melhor ator em filme de drama.

O longa-metragem “O Agente Secreto” também acumula indicações importantes. No Critics Choice Awards, concorre a melhor filme internacional. Já no Globo de Ouro, a obra foi indicada nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e melhor filme de drama. A produção de Kleber Mendonça Filho é a representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de 2026.

Lista completa
Confira abaixo a relação das 10 melhores atuações do ano, segundo a seleção do The New York Times:

  • Teyana Taylor, “Uma Batalha Após a Outra”
  • Jessie Buckley, “Hamnet”
  • Jacob Elordi, “Frankenstein”
  • Wagner Moura, “O Agente Secreto”
  • Lee Byung Hun, “No Other Choice”
  • Kirsten Dunst, “O Bom Bandido”
  • Liam Neeson, “Corra que a Polícia Vem Aí!”
  • Rose Byrne, “Se Eu Tivesse Pernas Eu Te Chutaria”
  • Wunmi Mosaku, “Pecadores”
  • Kathleen Chalfant, “Toque Familiar”
0
0
Atualizado: 11/12/2025 09:38

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.