O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou dois alertas de tempestade para o Espírito Santo, com início na manhã desta segunda-feira (17) e validade até a manhã de terça-feira (18). Um aviso de “Perigo” (laranja), iniciado às 9h20, cobre 21 municípios da Região Sul, enquanto o de “Perigo Potencial” (amarelo), iniciado às 9h22, abrange outras 63 localidades, incluindo a Grande Vitória e as regiões Norte, Noroeste e Serrana. Há risco de chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e queda de granizo na área de maior perigo.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que, apesar dos alertas, a instabilidade diminui nesta segunda-feira, com registro de chuvas rápidas. Uma frente fria deve chegar ao estado na quarta-feira (19).
Níveis de risco
O aviso de “Perigo” (laranja), válido até 10h de terça-feira (18), estima chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. O INMET aponta risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Os municípios afetados por este aviso são:
1. Alegre
2. Apiacá
3. Atílio Vivacqua
4. Bom Jesus do Norte
5. Cachoeiro de Itapemirim
6. Castelo
7. Conceição do Castelo
8. Divino de São Lourenço
9. Dores do Rio Preto
10. Guaçuí
11. Ibatiba
12. Ibitirama
13. Irupi
14. Itapemirim
15. Iúna
16. Jerônimo Monteiro
17. Marataízes
18. Mimoso do Sul
19. Muniz Freire
20. Muqui
21. Presidente Kennedy
O segundo alerta, de “Perigo Potencial” (amarelo), também vigente até 10h de terça-feira (18), prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Os riscos associados são classificados como baixos para corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
Este aviso abrange:
1. Afonso Cláudio
2. Água Doce do Norte
3. Águia Branca
4. Alfredo Chaves
5. Alto Rio Novo
6. Anchieta
7. Aracruz
8. Baixo Guandu
9. Barra de São Francisco
10. Boa Esperança
11. Brejetuba
12. Cachoeiro de Itapemirim
13. Cariacica
14. Castelo
15. Colatina
16. Conceição da Barra
17. Conceição do Castelo
18. Domingos Martins
19. Ecoporanga
20. Fundão
21. Governador Lindenberg
22. Guarapari
23. Ibatiba
24. Ibiraçu
25. Iconha
26. Itaguaçu
27. Itapemirim
28. Itarana
29. Jaguaré
30. João Neiva
31. Laranja da Terra
32. Linhares
33. Mantenópolis
34. Marataízes
35. Marechal Floriano
36. Marilândia
37. Montanha
38. Mucurici
39. Muniz Freire
40. Nova Venécia
41. Pancas
42. Pedro Canário
43. Pinheiros
44. Piúma
45. Ponto Belo
46. Rio Bananal
47. Rio Novo do Sul
48. Santa Leopoldina
49. Santa Maria de Jetibá
50. Santa Teresa
51. São Domingos do Norte
52. São Gabriel da Palha
53. São Mateus
54. São Roque do Canaã
55. Serra
56. Sooretama
57. Vargem Alta
58. Venda Nova do Imigrante
59. Viana
60. Vila Pavão
61. Vila Valério
62. Vila Velha
63. Vitória
Recomendações e instruções
Para as áreas afetadas, as instruções oficiais incluem medidas de precaução. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também se recomenda, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, a população deve contatar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão do Incaper
Apesar dos alertas emitidos pelo órgão federal, o Incaper informa que a instabilidade diminui no Espírito Santo nesta segunda-feira (17). A previsão indica variação de nuvens e chuvas rápidas ao longo do dia em todas as regiões.
O vento sopra fraco a moderado no litoral, mas há possibilidade de rajadas no litoral sul, área que coincide com o alerta laranja do INMET.
As temperaturas permanecem estáveis:
. Grande Vitória: Variação de nuvens e chuvas rápidas. Vento fraco a moderado. Temperaturas entre 20 °C e 35 °C (em Vitória, 20 °C a 34 °C).
. Região Sul: Variação de nuvens e chuvas rápidas. Vento fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas. Nas áreas menos elevadas, mínima de 20 °C e máxima de 35 °C; nas áreas altas, 16 °C a 31 °C.
. Região Serrana: Variação de nuvens e chuvas rápidas. Nas áreas menos elevadas, temperaturas entre 17 °C e 32 °C; nas áreas altas, 15 °C a 30 °C.
. Região Norte: Variação de nuvens e chuvas rápidas. Mínima de 21 °C e máxima de 32 °C.
. Região Noroeste: Variação de nuvens e chuvas rápidas. Nas áreas menos elevadas, 20 °C a 35 °C; em Mantenópolis e Alto Rio Novo, 19 °C a 30 °C.
. Região Nordeste: Variação de nuvens e chuvas rápidas. Vento fraco a moderado no litoral. Temperaturas entre 21 °C e 31 °C.
Previsão para terça-feira (18)
Na terça-feira (18), o Incaper prevê tempo com poucas nuvens e calor até o fim da manhã em todo o estado. À tarde, áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade provocam pancadas de chuva com trovoadas em trechos da Região Sul (afastados do litoral) e na Região Serrana.
À noite, há previsão de chuva rápida no litoral sul e na Grande Vitória. Não há expectativa de chuva para as demais áreas. O vento sopra fraco a moderado no litoral, e as máximas sobem ligeiramente.
. Grande Vitória: Variação de nuvens e chuva à noite. Mínima de 20 °C e máxima de 35 °C (em Vitória, 21 °C a 35 °C).
. Região Sul: Pancadas de chuva com trovoadas à tarde (longe do litoral) e chuva rápida à noite (litoral). Nas áreas menos elevadas, temperaturas entre 22 °C e 35 °C; nas áreas altas, 18 °C a 31 °C.
. Região Serrana: Pancadas de chuva com trovoadas à tarde. Nas áreas menos elevadas, 18 °C a 32 °C; nas áreas altas, 16 °C a 31 °C.
. Região Norte: Poucas nuvens, sem chuva. Mínima de 23 °C e máxima de 33 °C.
. Região Noroeste: Poucas nuvens, sem chuva. Mínima de 20 °C e máxima de 35 °C (em Mantenópolis e Alto Rio Novo, 20 °C a 31 °C).
. Região Nordeste: Poucas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 23 °C e 33 °C.
Frente fria avança na quarta-feira (19)
Segundo o Incaper, a passagem desta frente fria aumentará a nebulosidade e provocará chuva ao longo do dia em todas as regiões do estado. O vento sopra fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas durante a passagem do sistema.
. Grande Vitória: Muitas nuvens e chuva, com rajadas de vento. Temperaturas entre 20 °C e 35 °C.
. Região Sul: Muitas nuvens e chuva, com rajadas no litoral. Mínimas de 22 °C (áreas baixas) e 18 °C (áreas altas), e máximas de 35 °C (baixas) e 31 °C (altas).
. Região Serrana: Muitas nuvens e chuva. Temperaturas entre 16 °C e 32 °C (baixas) e até 31 °C (altas).
. Região Norte: Muitas nuvens e chuva. Mínima de 23 °C e máxima de 33 °C.
. Região Noroeste: Muitas nuvens e chuva. Mínimas de 21 °C (áreas baixas) e 20 °C (áreas altas), e máximas de 36 °C (baixas) e 31 °C (altas).
. Região Nordeste: Rajadas de vento. Mínima de 22 °C e máxima de 32 °C.
Na quinta-feira (20), a frente fria se afasta em direção à Bahia, reduzindo a instabilidade. A previsão indica chuva no início do dia em quase todo o norte capixaba (exceto no sul da Região Noroeste). Nas demais áreas, incluindo a Grande Vitória, o tempo fica parcialmente nublado, sem chuva.
Na sexta-feira (21), a umidade costeira provoca chuva rápida de madrugada e manhã na Região Nordeste e chuvas esparsas no restante do norte. Nas demais regiões, incluindo a Grande Vitória, o tempo fica com poucas nuvens e sem chuva. Segundo o Climatempo, o ar frio associado à frente não é forte, e não há expectativa de queda acentuada ou prolongada das temperaturas.
Cenário do Climatempo para o ES
O instituto Climatempo complementa a previsão, indicando que o sol aparece no centro-sul do Espírito Santo nesta segunda-feira (17), com pancadas de chuva previstas para o fim da tarde e à noite. O norte do estado deve ter predomínio de sol e baixa possibilidade de chuva.
A análise destaca que a instabilidade está associada a uma frente fria que avança sobre o Sudeste. Nesta segunda (17), ela influencia São Paulo, Triângulo Mineiro e o centro-sul do Rio de Janeiro. Na terça (18), o sistema permanece quase estacionário entre SP e RJ. Na quarta-feira (19), a frente fria ganha impulso e se desloca, atingindo o Espírito Santo e o centro-leste e norte de Minas Gerais, aumentando as condições de chuva no estado, o que corrobora a previsão do Incaper.
Ainda segundo o Climatempo, o ar frio que acompanha o sistema não é forte, mantendo afastada a possibilidade de queda acentuada e duradoura das temperaturas. Entre quinta (20) e sexta (21), a chuva deve se concentrar sobre o Espírito Santo e o norte e leste de Minas Gerais.


















