Saúde

Atendimentos em oftalmologia são ofertados em Colatina e passa à atender mais 5 cidades

17 jun 2025 - 15:50

Redação Em Dia ES

Share
A Região Central de Saúde passou a contar com atendimentos em oftalmologia no Centro Regional Especializado (CRE) de Colatina
Região Central de Saúde passou a contar com atendimentos em oftalmologia. Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), deu mais um passo importante para ampliar o acesso da população aos serviços especializados de saúde. No último sábado (14), a Região Central de Saúde passou a contar com atendimentos em oftalmologia no Centro Regional Especializado (CRE) de Colatina, por meio do Programa Saúde Fácil, facilitando o acesso de pacientes e contribuindo para a redução do tempo de espera pela especialidade.

A novidade foi acompanhada pelo governador Renato Casagrande, pelo vice-governador Ricardo Ferraço, pelo prefeito Renzo Vasconcelos e pelo secretário de Estado de Saúde, Tyago Hoffmann, em visita à Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC).

A iniciativa prevê a descentralização dos serviços, que antes estavam concentrados em unidades de Linhares e Baixo Guandu. Com a mudança, os municípios de Colatina, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e São Roque do Canaã passam a ser atendidos diretamente no CRE Colatina para consultas e exames. Os pacientes só precisarão se deslocar a Baixo Guandu em casos de cirurgias.

“Essa é uma medida concreta que melhora a vida das pessoas. A descentralização evita deslocamentos longos e cansativos, especialmente para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Estamos aproximando o cuidado especializado da casa do cidadão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Com a reorganização do fluxo de atendimentos, o CRE Colatina terá capacidade para receber cerca de 150 pacientes por dia. Isso garante mais agilidade, humanização e qualidade no cuidado, como explica a superintendente regional de Saúde, Kamila Roldi. “Estamos trabalhando para garantir que a população seja bem assistida. A ampliação do acesso à oftalmologia representa um avanço importante na regionalização do cuidado especializado”, disse.

Saúde Fácil

O Saúde Fácil foi criado em 2021 com o objetivo de reduzir a demanda reprimida e acelerar o acesso ao atendimento especializado no Espírito Santo, por meio do credenciamento de instituições privadas com ou sem fins lucrativos, que atuam de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

0
0
Atualizado: 17/06/2025 21:53

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.