Já está no ar o novo Portal Inteligente ES.GOV, que concentra em um só ambiente digital mais de 660 serviços públicos oferecidos pelo Governo do Espírito Santo. A nova plataforma pode ser acessada neste link. O aplicativo ES.GOV já está disponível gratuitamente para celulares Android, enquanto a versão para iOS (iPhone) será liberada em breve.
Com a nova ferramenta, mais de 90% dos serviços estaduais poderão ser acessados de forma remota, sem a necessidade de deslocamento a unidades presenciais. O acesso se dá por meio da identidade digital do cidadão, permitindo, por exemplo, o registro de empresas, consulta ao Detran|ES, pagamento de IPVA, agendamento de vacinação, acompanhamento de notas escolares e solicitação de medicamentos da Farmácia Cidadã.
Plataforma em constante evolução
Durante a cerimônia de lançamento no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande afirmou que o portal integra o processo de transformação digital em curso no estado. “Estamos apresentando à sociedade uma plataforma de serviço digital, iniciando com 252 serviços de forma eletrônica utilizando a inteligência artificial para facilitar a vida do capixaba”, declarou. Segundo ele, a plataforma está em permanente evolução, com previsão de ampliação para o maior número possível de serviços.
Casagrande também ressaltou que a proposta é equiparar o padrão de atendimento digital do poder público ao das empresas privadas. “As Secretarias e Órgãos vão gradativamente se incorporando a essa cultura digital. Cada pessoa terá seu serviço personalizado. É fundamental que o usuário cadastre seus dados, pois quanto maior o número de dados inseridos, mais interação e ajuda da LIA [assistente virtual] irá acontecer.”
Inteligência artificial e personalização
O subsecretário de Estado de Transformação Digital, Victor Murad, destacou que o novo sistema é baseado em inteligência artificial de última geração. “Tudo num só lugar, proporcionando conveniência, facilidade e agilidade”, afirmou.
A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, enfatizou que a iniciativa visa ampliar o acesso aos serviços e reduzir a sobrecarga dos atendimentos presenciais. “Na prática, funcionalidades que geralmente acontecem de forma presencial serão realizadas também de forma on-line, o que deve desafogar o atendimento nas instituições do governo”, afirmou.
O Portal Inteligente ES.GOV integra as diretrizes do Planejamento Estratégico de Governo 2023-2026, que prevê a modernização dos serviços públicos no Espírito Santo, com foco em inovação, dinamismo e sustentabilidade.