geral

Post falso sobre professor da Ufes cancelar aula para ir a show de Lady Gaga viraliza e é desmentido

24 abr 2025 - 08:45

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Publicação que usava nome da Universidade Federal do Espírito Santo foi feita por aluno, que admitiu se tratar de uma "brincadeira"; conteúdo gerou milhares de curtidas e visualizações nas redes sociais

Circula nas redes sociais desde a última terça-feira (22) um post falso que afirma que um professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) teria cancelado uma aula para ir ao show da cantora Lady Gaga, marcado para o dia 3 de maio, no Rio de Janeiro. A publicação viralizou, mas foi desmentida pela instituição e pelo próprio autor, um aluno do curso de Ciências Biológicas da universidade.

A postagem foi feita na rede social X (antigo Twitter) e incluía a imagem de um suposto e-mail enviado pelo professor aos alunos. Na mensagem, o docente afirmava que cancelaria a aula pois “estaria a caminho do Rio de Janeiro para assistir ao show da Lady Gaga”. O texto também assegurava aos estudantes que o cancelamento não prejudicaria o cronograma da disciplina.

A imagem foi compartilhada por um estudante, que citou a Ufes na legenda do post. Em poucas horas, a publicação alcançou grande repercussão, com mais de 42 mil curtidas e 530 mil visualizações em apenas cinco horas. Outras contas da rede também republicaram o conteúdo.

Após a repercussão, o g1 Espírito Santo entrou em contato com o autor da postagem. O aluno admitiu que o conteúdo era falso e afirmou que tudo não passava de “uma brincadeira”. “É mentira, era só uma zoeira”, declarou. O post original foi removido da rede social.

O estudante incluiu posteriormente um comentário no próprio post para avisar que se tratava de um conteúdo inventado. “Gente, é fake pelo amor de Deus kkkkk Não acredito que caíram”, escreveu. Em seguida, ele alterou a foto de perfil, modificou parte da descrição da conta e trancou o perfil, restringindo o acesso público às publicações.

A Universidade Federal do Espírito Santo também se manifestou sobre o caso. Em nota enviada ao g1, a instituição declarou: “Trata-se de fake news, como o próprio autor do post admitiu”, referindo-se à mensagem publicada pelo aluno após a repercussão.

Questionado novamente, o estudante afirmou que não comentaria mais sobre o assunto.

0
0
Atualizado: 24/04/2025 10:40

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.