A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (17), que vai reduzir em 12 centavos de real por litro no preço do diesel nas suas refinarias a partir desta sexta-feira (18). É a segunda redução no valor do combustível neste ano. O preço da gasolina não vai mudar.
Como o diesel vendido nos postos é uma mistura de 86% de diesel comum e 14% de biodiesel, a parte da Petrobras no preço final ao consumidor vai cair para 2,95 reais por litro — uma redução de 10 centavos por litro.
Com esse novo corte, a Petrobras informa que já reduziu o preço do diesel vendido às distribuidoras em 1,06 real por litro desde dezembro de 2022, o que representa uma queda de 23,6%. Se considerar a inflação no mesmo período, a redução real chega a 1,59 real por litro, ou 31,7%.
Um dia antes do anúncio desta quinta, a CEO da Petrobras, Magda Chambriard, declarou que a empresa avalia a “tranquilidade” do brasileiro ao considerar um reajuste.
A afirmação vem após o barril do petróleo Brent ter mergulhado de cerca de US$ 75 para aproximadamente US$ 65. A queda no preço do petróleo se dá depois do anúncio da política tarifária de Donald Trump, em 2 de abril, que afetou os mercados em todo o mundo.
Leia também: