Fortalecer a participação das mulheres na economia e reconhecer a força feminina, independentemente de datas comemorativas, é um dos objetivos do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Espírito Santo (Sebrae/ES). Para isso, a instituição investe continuamente em uma série de iniciativas voltadas a impulsionar o empreendedorismo feminino. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad/ IBGE), referentes ao último trimestre de 2024, mostram que mais de 206 mil mulheres empreendem no Espírito Santo.
Para elas, que fazem parte dos 33,86% do total de empreendedores do estado, são oferecidos cursos exclusivos, linhas de crédito especiais, além de projetos voltados a incentivar abertura e suporte a empresas comandadas por mulheres, como é o caso da Comunidade Sebrae Delas.
A Pnad revela ainda que, do total de empreendedoras no estado, 87,88% trabalham por conta própria e 12,12% são empregadoras. As donas de negócio capixabas são, em maioria, negras, com uma parcela de 116,51 mil do total, seguidas por 88,45 mil identificadas como brancas e 1,92 mil identificadas como de outras raças.
Quanto à faixa etária, 55 mil têm de 35 a 44 anos, 53 mil têm de 25 a 34 anos, 43 mil têm de 45 a 54 anos, 28 mil têm de 55 a 64 anos, 17 mil têm até 24 anos e 12 mil têm mais de 65 anos.
Os principais ramos de negócios nos quais essas mulheres atuam são os setores de Serviços (57,21%), de Comércio (23,11%), da Indústria (10,14%) e da Agropecuária (8,79%).
“Nos últimos cinco anos, o Sebrae atendeu mais de 16 milhões de mulheres em todo o Brasil. Os avanços culturais em relação à diversidade e ao combate ao machismo, somados ao movimento de empoderamento das mulheres, ainda que incipientes, também impulsionam mulheres que buscam no empreendedorismo uma forma de alcançar independência e de realizar projetos alinhados com os seus valores e objetivos pessoais”, destaca a gestora do Sebrae Delas no Espírito Santo, Suzana Fernandes.
Mulher preta, mãe e empreendedora
Um exemplo de resistência e resiliência, a história de Dilma Silva com o Espírito Santo começou há 15 anos. Carioca, ela iniciava ali uma jornada com o propósito de mudança. “Estava saindo de um casamento e me encorajando a ser mãe solo dos meus filhos Lucas e Lara”, conta. Nesse percurso, Dilma, mulher preta, de 55 anos, se deparou com dificuldades com as quais grande parte das mulheres esbarra no seu dia a dia.
“Preconceito e desvalorização foram algumas, mas a minha determinação, aliada à minha fé, à necessidade financeira e a uma rede de apoio verdadeira que esteve comigo ao longo do caminho me fizeram alcançar um sonho”, lembra. Com a venda de açaí, Dilma alcançou os recursos financeiros necessários para conquistar a tão sonhada casa própria. “Esse foi um dos sonhos conquistados. Ter um filho biólogo hoje, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e uma filha empreendedora trabalhando comigo, também”.
“Hoje tenho a Bem Afro (@bem.afro), um empreendimento que fala tudo sobre mim: resistência, ancestralidade e a coragem de ir sempre adiante”. A loja, que nasceu em 2020, em meio à pandemia de covid 19, atua na comercialização de itens como mochilas, bolsas, turbantes, mini turbantes, brincos, colares e braceletes, todos produzidos por Dilma e sua filha Lara. “Criamos a Bem Afro porque sentimos falta da nossa representatividade ancestral. Ela nasceu para resistir com várias outras mulheres guerreiras e fortes”, explica.
Os produtos criados por Dilma são comercializados tanto na loja online quanto em feiras e eventos locais. Atualmente, ela também tem engajamento com as mulheres da Economia Solidária do ES, que reúne um conjunto de atividades econômicas voltadas à geração de renda e à inclusão social.
De volta às raízes
Bacharel em Estatística e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, Lucia Helena Sagrillo Pimassoni, de 55 anos, viu, em 2020, no auge da pandemia de covid, um novo caminho se abrir à sua frente. Natural de Aracruz, foi em sua terra natal que ela teve a ideia de criar um empreendimento que mudaria completamente a sua vida. Ela, que é professora do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), é também proprietária do Florada Café. Localizada em Ibiraçu, a cafeteria rural oferece uma experiência sensorial aos seus clientes.
“Na pandemia, eu e meu marido assumimos uma casinha que foi construída anos atrás pelo meu pai em Ibiraçu. Comecei a cuidar do espaço e a plantar árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica com a ideia de revitalizá-lo e ser o nosso local de lazer e descanso nos finais de semana”, conta. O desejo de desfrutar do local nos períodos de descanso se encontrou com a possibilidade de montar uma cafeteria.

“Pensei que poderia criar um negócio onde as pessoas pudessem estar rodeadas de natureza e onde se reunissem para conversar e desfrutar de um ambiente rural. Seria uma possibilidade de viver novamente na roça, pois nunca esqueci as minhas raízes. Como fico na zona rural, pensei em fazer uma plantação de girassóis para atrair as pessoas”, explica.
Assim nascia o Florada Café, que oferece o chamado “Banho de Floresta”. Originada no Japão, a prática terapêutica consiste em passar momentos em ambientes naturais como alternativa para aliviar o estresse e aproximar as pessoas da natureza. Instalado em uma área de 30 mil metros quadrados cercada por um cafezal, o local funciona aos sábados e domingos a partir das 15 horas.
Para vivenciar toda a experiência de bem-estar que o local proporciona, é necessário fazer agendamento prévio pelo @floradacafes. “Lá, o interessado deve acessar o link da bio, que o direcionará para o número de telefone por onde são feitos os agendamentos”, detalha a empreendedora.
E, para as mulheres que têm o sonho de investir em seu próprio negócio, Lúcia deixa algumas palavras de incentivo. “Dificuldades sempre irão existir em qualquer coisa que você escolha fazer. Mas, se capacitar, participar de eventos e olhar para o que já existe, vai te ajudar a visualizar como é possível ultrapassar essas barreiras. Nunca pense no lucro imediato, a colheita vem depois do plantio”.
Da enfermagem para a produção de pipocas gourmet
Moradora de Serra, a enfermeira Jaqueline Carvalho sempre teve vontade de investir no empreendedorismo. “No meu coração havia o desejo de empreender, porém faltava coragem”, revela. Em 2022, ela teve a inspiração de investir no mercado infantil e na venda de pipocas gourmet, ainda de maneira informal. Inicialmente, as vendas eram feitas para colegas do hospital onde ela trabalhava e para os vizinhos do condomínio onde residia. “Também fazia lembrancinhas de aniversário para os filhos de amigos mais próximos”, relata Jaqueline, que seguiu com as atividades de maneira informal por dois anos. “Era um dinheiro que eu utilizava para os meus cuidados pessoais, que não estavam cabendo no meu orçamento mensal, obtido com o meu salário formal, que por sua vez era empregado nas despesas de casa”.

Dois anos depois, em 2024, Jaqueline foi desligada da instituição hospitalar onde trabalhava e, apesar das incertezas naturais trazidas pelo desemprego, ela pode enfim mergulhar de cabeça no seu sonho. “O salário que eu recebia no hospital era a minha renda principal. Sendo mãe de dois filhos, vi na produção de pipocas que já fazia uma oportunidade de manter os meus ganhos financeiros. Então de uma atividade informal, passei a dedicar tempo e conhecimento a isso. Estudei, peguei o valor da rescisão contratual e investi num espaço apropriado para a produção das pipocas”. Jaqueline conta que além de alugar a loja, ela montou uma minicozinha e investiu em cursos para impulsionar o engajamento e a visibilidade nas redes sociais.
Foi assim que surgiu a Caramelo Pipoca Gourmet, que trabalha de forma 100% artesanal produzindo encomendas para festas e eventos a partir de produtos de primeira qualidade. Além da comercialização das pipocas gourmet em carrinho específico para esse fim, é possível comprar as guloseimas produzidas por Jaqueline também pelo Instagram da marca, o @caramelo.popgourmet.
“Por meio de consultorias com o Sebrae/ES, que além de me ajudarem a encontrar uma nova identidade visual para o meu negócio, recebi orientações extremamente importantes através dos cursos ofertados por eles. Também passei a fazer vendas utilizando os aplicativos de delivery e encarei o desafio do empreendedorismo diante de todas as dificuldades. Hoje sinto prazer no que faço, tenho os meus filhos comigo e agora eles não precisam ficar mais em tempo integral na escola, ou sendo cuidados por outras pessoas”, conta.
Linha de crédito exclusiva
O Sebrae lançou recentemente o programa Acredita Delas, uma iniciativa que oferece 100% de aval para mulheres empreendedoras na obtenção de crédito, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O objetivo é facilitar o acesso ao financiamento para negócios liderados por mulheres, reduzindo a burocracia e promovendo a inclusão financeira feminina.
Pesquisas do Sebrae apontam que mulheres empreendedoras frequentemente recebem empréstimos menores e enfrentam taxas de juros mais altas do que homens. No Brasil, existem mais de 10 milhões donas de negócio. Dessas, apenas 2,57 milhões já acessaram empréstimo no sistema financeiro, correspondendo a pouco mais de um terço do total.
Um dos fatores que dificultam essa tomada de crédito são os juros praticados pelo mercado. Considerando somente os pequenos negócios, a taxa média das operações de crédito para empresas geridas por mulheres é de cerca de 40,6% ao ano, enquanto a taxa média para as empresas comandadas por homens é de cerca de 36,8% – o que no final representa 10,3% a mais em juros para elas, em relação aos homens.
O Sebrae tem atuado junto ao governo federal no Programa Acredita para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a crédito. Por meio do Fampe, diversas instituições bancárias de todo o país estão aptas a ofertar os recursos que foram estimulados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae. Esse montante vai viabilizar R$ 30 bilhões em operações de crédito nos próximos três anos. A instituição oferece aos empreendedores orientação e acesso a informações para apoiar na decisão antes da tomada de crédito e ao longo de toda a jornada, até a liquidação do empréstimo. Basta acessar a página do Acredita em https://sebrae.com.br/acredita.
Capacitações para elas
Empreendedorismo Feminino
Onde: Sede do Sebrae/ES (rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá)
Quando: dia 13 de março, às 18h15
Inscrições e mais informações acessando esse Link
Elas Movem o Mercado
Onde: Sede do Sebrae/ES (Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá)
Quando: dia 14 de março, às 8h30
Inscrições e mais informações acessando esse Link
Seja a protagonista da sua vida
Onde: Escritório de Colatina (rua Bartovino Costa, Vila Nova)
Quando: dia 17 de março, às 19 horas
Inscrições e mais informações acessando esse Link
Vida Financeira: Mitos e Verdades (Evento Dia da Mulher)
Onde: Escritório de Cariacica (rua João Lopes Rogério, 10, Campo Grande)
Quando: dia 28 de março, às 8h30
Inscrições e mais informações acessando esse Link
Empretec Delas
Onde: Sede do Sebrae/ES (rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá)
Quando: de 31 de março a 5 de abril
Valor: R$ 1.300,00
Inscrições e mais informações acessando esse Link
Empreendedorismo Feminino – Oficina “Storytelling: contando a sua história”
Onde: Escritório da Serra (Avenida Primeira Avenida, 172, Parque Residencial Laranjeiras)
Quando: dia 31 de março às 8h30
Inscrições e mais informações acessando esse Link