geral

Timão estreia no Mundial contra japonês, africano ou Auckland City

24 set 2012 - 13:57

Redação Em Dia ES

Share

Apesar da definição das chaves, os corintianos terão de esperar um pouco para saber quais clubes poderão cruzar o seu caminho. O representante do Japão será definido ao final de mais oito rodadas do Campeonato Japonês. Também não se sabe qual clube representará o continente africano. A Liga dos Campeões da África está na fase de grupos e o campeão só será conhecido no dia 11 de novembro.

O que se sabe é que o Timão não enfrenta o Monterrey, do México, ao menos na semifinal. O campeão da Liga dos Campeões da Concacaf está na outra chave, onde encara, nas quartas de final, o representante da Ásia, que também não foi definido. Quem passar neste duelo pegará o Chelsea, campeão europeu, outro cabeça de chave ao lado do Timão.

O Mundial terá uma novidade: será a primeira competição oficial em que será utilizada a tecnologia no futebol. Em reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, os membros da International Board aprovaram por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. O dispositivo emitirá um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol. Se aprovado, será usado na Copa das Confederações 2013, no Brasil.

O principal adversário do Timão na busca pelo título será o Chelsea, que disputará a competição pela primeira vez. Entretanto, antes da oportunidade de enfrentar os ingleses na decisão, o Alvinegro poderá jogar contra um outro Chelsea, o de Gana, que luta para vencer a Liga dos Campeões da África e carimbar o passaporte.

O Japão recebeu as edições da Copa Intercontinental entre 1980 e 2004. Com a criação do Mundial de Clubes da Fifa, o país sediou a competição entre 2005 e 2008, ano em que a Fifa decidiu transferir a disputa para os Emirados Árabes no biênio 2009-2010. Em 2011, os japoneses voltaram a ser a sede por mais dois anos. Com o título inédito da Taça Libertadores, o Corinthians agora lutará para conquistar o planeta pela segunda vez. Em 2013 e 2014, o torneio será disputado no Marrocos.

O primeiro Mundial com a tutela da Fifa foi em 2000, no Brasil, e traz boas lembranças para o Corinthians: título em cima do Vasco, no Maracanã. Para o Timão, a edição 2012 é uma oportunidade de calar os rivais, que sempre tratam o Mundial de 2000 com desdém, já que foi um teste da Fifa, que renegou a competição a segundo plano até 2005, quando começou a ser disputada com regularidade.

No ano passado, o Barcelona conquistou a taça na final contra o Santos, em Yokohama. A edição do ano passado também teve jogos na cidade de Toyota. Para 2012, a Fifa estudou a possibilidade de levar partidas para Sendai, um dos locais mais atingidos pelo terremoto que abalou o país no ano passado, mas ficou decidido que as sedes do ano passado serão mantidas (sem Tóquio).

Os campeões da América do Sul e da Europa sempre entram nas semifinais.

Fonte: GloboEsporte.com

 

0
0
Atualizado: 24/09/2012 13:57

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.