Foram prorrogadas até o dia 28 de setembro as inscrições para o Prêmio Ecologia 2012. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Rede Vitória de Comunicação.
Reconhecimento e incentivo a Pesquisas, Projetos, Atividades, Obras e Empreendimentos que se destacam na área socioambiental capixaba são os objetivos do prêmio, que contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Espírito Santo.
As categorias são: Pesquisa; Educacional; Empresarial; Experiências de Sucesso; Jornalismo; Fotografia; e Desenho, que neste ano foi dividida em três faixas etárias: de 5 a 10 anos, de 10 a 18 anos e acima de 18 anos.
Categorias
• Pesquisa
Destina-se ao público que deseja inscrever Projetos e Pesquisas Técnicas ou Científicas de caráter sociombiental, elaborados e/ou em execução no Estado do Espírito Santo. Em caso de pesquisas acadêmicas, deverá ser apresentada folha de aprovação por banca universitária e em caso de pesquisa aplicada, deverão ser apresentados os resultados obtidos a partir da realização da pesquisa/projeto.
• Educacional
Destina-se a Projetos e Experiências desenvolvidas por instituições de ensino municipais, estaduais ou federais públicas ou particulares do Espírito Santo, abrangendo as séries da Educação Básica (séries iniciais, ensinos fundamental e médio) e Ensino Superior. O projeto deverá ser inscrito com o nome da instituição e do professor responsável pela implantação do mesmo no espaço escolar. Mesmo que o projeto tenha sido idealizado ou realizado em equipe, deverá constar o nome de apenas um autor.
• Empresarial
Destina-se a empresas, de todos os portes, que possuam projetos aplicados e desenvolvidos na área socioambiental no Espírito Santo, em especial às iniciativas que tenham como enfoque o desenvolvimento e a implantação de tecnologias limpas na produção industrial.
• Experiências de Sucesso
Destina-se à apresentação de experiências que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental e práticas sustentáveis que possam servir como referência na área socioambiental, tais como ecoturismo, culinária, obras de arte, produções literárias, dentre outras. Podem inscrever-se nessa categoria pessoas físicas, jurídicas, ONGs, movimentos sociais organizados, dentre outros que não se adequarem nos públicos das outras categorias.
• Jornalismo
Destina-se a profissionais e empresas da área de comunicação e jornalismo que tenham publicado matérias de caráter socioambientais relevantes e inéditas no Espírito Santo. Serão aceitos trabalhos em mídias variadas, tais como mídia impressa, Internet, áudio, vídeo, dentre outros.
• Fotografia
Destinado a fotógrafos amadores ou profissionais com trabalhos inéditos sobre temas socioambientais, podendo concorrer imagens que retratem aspectos físicos, bióticos e antrópicos, preservação, conservação e agressões ao meio ambiente no Estado do Espírito Santo.
• Desenho
Destinada a participantes que tenham desenvolvido desenhos com temas socioambientais. Podem ser trabalhos em desenho livre, charge ou tira em quadrinhos. Os participantes devem inscrever seus trabalhos conforme as faixas etárias a seguir:
– 05 a 10 anos
– 10 a 18 anos
– acima de 18 anos.
Inscrições
As podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e pelos Correios, com envio de dados para o seguinte endereço: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, A/C: GEA/Cidoc/Comissão Organizadora do Prêmio Ecologia, BR 262, KM 0, Pátio Porto Velho, Jardim América – Cariacica/ES, CEP: 29140-500.
Os projetos também podem ser entregues na sede do Iema, na Gerência de Educação Ambiental (GEA) ou no Centro de Informação e Documentação (Cidoc), das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Iema www.meioambiente.es.gov.br no link Prêmio Ecologia
Funcionários da Seama, do Iema e da Rede Vitória, instituições realizadoras do prêmio, não poderão inscrever trabalhos.
Redação Portal Ouro Negro
Imagem: Ebenezer Ramalhete Ferreira – Primeiro lugar na categoria fotografia, Prêmio Ecologia 2011.