Saúde

Cerca de 160 capixabas podem ter câncer de laringe neste ano

10 nov 2019 - 09:14

Redação Em Dia ES

Share
Alterações na voz podem indicar a doença; esteja atento aos sinais
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que até o final deste ano 160 capixabas podem desenvolver câncer de laringe. A oncologista capixaba Carolina Conopca, chama atenção para rouquidão e alterações constantes na voz sem motivo aparente e que persistam por muito tempo.

“Os sinais englobam feridas na garganta que não cicatrizam, tosse constante, dor e dificuldade para engolir, desconforto no ouvido, perda de peso e nódulos na região do pescoço. A importância do diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, orienta a médica.

Alimentação

Relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR) comprovam que uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e verduras podem prevenir o câncer.

Além disso, praticar atividade física regular e manter o peso corporal adequado também deve ser prioridade para quem deseja evitar a doença.

Alguns alimentos que ajudam a prevenir câncer de boca e laringe:

– Tomates e frutas cítricas ajudam a prevenir câncer na boca;

– Maçã e pera protegem a boca e a laringe;

– Couve, brócolis e repolho são bons para laringe e faringe.
0
0

Atualizado 10 nov 2019 - 09:14

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.