A equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Sooretama, liderada pelo secretário Vinícius Marcaro, se reuniu na ultima terça-feira (21) com professores e pesquisadores de universidades federais com o objetivo de firmar parcerias visando a retomada das atividades na Fundação Bionativa, localizada no município.
De acordo com o secretário, a ideia é fazer com que a Bionativa volte a ser um local de referência na produção de mudas de espécies nativas da região. Há ainda a intenção de transformar a sede da Fundação em um parque urbano, com atividades culturais, esportivas e de lazer para a comunidade de Sooretama.
Participaram do encontro, o professor Felipe Saiter e a pesquisadora Catarina Ghenn, do campus Ifes de Cariacica; o professor Luiz Fernando e o mestrando Jackson Fiorini, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e os pesquisadores Fábio Antônio e Marcelo Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP), além da professora Irene Garay, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foi uma das fundadoras da Fundação Bionativa, em 1998.
O secretário Vinicius Marcaro acrescenta que, após a elaboração dos projetos, o município buscará recursos dos governos estadual e federal para executar a revitalização do espaço da Bionativa, tornando-o um ponto de visitação para adeptos do turismo ecológico e científico, além de local de convivência para o cidadão Sooretamense.
A Fundação Bionativa foi criada em julho de 1998 como um Núcleo de Apoio ao Uso Sustentado de Plantas Nativas. Está localizada nos arredores da cidade, em uma área reflorestada de 25 hectares, adquirida e cedida pela Prefeitura de Sooretama.