geral

Primeiro voo comercial do Aeroporto de Linhares é pilotado por uma mulher

04 dez 2023 - 17:19

Redação Em Dia ES

Share
Decolagens de Confins acontecem às 9h20 e os pousos às 11h. No sentido inverso, as decolagens acontecem às 11h25, enquanto os pousos às 13h05
Primeiro voo comercial do Aeroporto de Linhares é pilotado por uma mulher. Foto: Em Dia ES

Uma mulher, a comandante Luciana, chefiou a tripulação do primeiro voo que a Azul fez na ligação entre Belo Horizonte (MG) e Linhares, no Norte do Espírito Santo, segunda maior cidade do interior do Estado. Ao lado dela, o primeiro oficial Caíque e a bordo, na primeira viagem, estava o próprio prefeito Bruno Margotto Marianelli, da cidade capixaba.

O voo foi realizado com tempo bom e em condições de normalidade, sendo recebido festivamente no Espírito Santo.

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos atendidos no país, iniciou hoje os voos diários ligando a cidade de Linhares, no Espírito Santo, ao BH Airport, em Confins (MG), operados pela Azul Conecta em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que a data marca não apenas o início das operações comerciais, mas também um avanço significativo para a região norte capixaba.

“Essa nova rota representa um grande avanço para a região, impulsionando o desenvolvimento de Linhares e região. Além disso, o investimento do Governo do Estado na ampliação do aeroporto foi fundamental para tornar esse voo possível, mostrando o compromisso com o desenvolvimento do Espírito Santo. Isso significa mais oportunidades de negócios, turismo e crescimento para Linhares e toda a região. Estamos no caminho certo”, disse Casagrande.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, falou sobre a importância dos investimentos para a operacionalização do Aeroporto Regional de Linhares.

“Os recursos aportados pelo Governo do Estado na modernização e expansão do Aeroporto Regional de Linhares são investimentos no desenvolvimento sustentável de toda a região. A conectividade proporcionada por essa rota não apenas encurta distâncias, mas também abre portas para muitas oportunidades, facilitando a mobilidade dos passageiros e também fomentando a atividade econômica local”, comentou Damasceno.

Para César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, é um importante momento para a expansão das atividades no Espírito Santo.

“Iniciamos hoje esse voo que trará uma grande conectividade para o município, já que o BH Airport é um dos nossos principais hubs, com mais de 50 destinos. Isso vai fomentar ainda mais o turismo e os negócios em Linhares e na região, que é um importante polo produtor de petróleo e gás natural”, explica César.

Os bilhetes já estão à venda no site da Azul e nas agências de viagens parceiras. Os voos diários decolam de Belo Horizonte às 12h50 e pousam em Linhares às 14h30.

No sentido contrário, partem de Linhares às 14h55 e aterrissam às 16h35 na capital mineira. Apenas aos sábados, esses horários mudam. As decolagens de Confins acontecem às 9h20 e os pousos às 11h. No sentido inverso, as decolagens acontecem às 11h25, enquanto os pousos às 13h05.

Linhares fica a pouco menos de duas horas da capital Vitória, que também é atendida por voos da Azul. Com o novo aeroporto, a cidade vai permitir à companhia ampliar ainda mais sua conectividade e operação no Espírito Santo.

O município é conhecido por suas praias e paisagens naturais, como os pontos turísticos Lagoa Juparanã e a Lagoa Nova. Também possui uma base do projeto Tamar, que, desde 1982, está no local monitorando 160 quilômetros de praias continentais e protegendo uma média de 3 mil desovas e 150 mil filhotes de tartarugas marinhas a cada temporada reprodutiva desses animais.

Aeroporto
Administrado pela Infraero, o Aeroporto Regional de Linhares recebeu um investimento total de R$ 67 milhões do Governo do Estado, que possibilitou a expansão da pista e a construção de um moderno terminal de passageiros. Essas melhorias são uma contribuição valiosa para o desenvolvimento econômico e social da região norte capixaba.

Com nove passageiros a bordo em cada voo, a operação inaugural estabeleceu um padrão promissor para o futuro do Aeroporto Regional de Linhares. A Infraero está empenhada em aprimorar a gestão do aeroporto, garantindo sua viabilidade econômica e oferecendo uma infraestrutura de classe mundial para os passageiros.

10
1

Atualizado 10 dez 2023 - 23:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.