O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (10), para divulgar que no próximo dia 27 será apresentado o Plano de Segurança Escolar, com objetivo de ampliar a segurança no ambiente educacional. “Qualquer tentativa de aterrorizar nosso sistema escolar será combatida.”, afirmou Casagrande no post em seu perfil no Twitter.
A publicação do governador vem na manhã em que uma série de ameaças publicadas em redes sociais deixaram pais alarmados em todo o Estado.
No próximo dia 27 apresentaremos para a população capixaba um Plano de Segurança Escolar com objetivo de ampliar a segurança no ambiente educacional.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) April 10, 2023
LEIA TAMBÉM: Sesp em alerta com aumento de ataques a escolas no ES
Medidas contra as ameaças
Devido às ameaças de ataques, cidades do Espírito Santo já começaram a adotar uma série de medidas visando implementar a segurança nas escolas. Em Linhares, todas as escolas da rede municipal localizadas na sede do município contam a presença de um Guarda Civil e o aumento de profissionais atuando na Patrulha Escolar durante a entrada, intervalo e saída dos estudantes. Além da implantação do programa de Orientação Psicossocial de Acolhimento e Intervenção Escolar (Opaie) composta por psicólogo e assistente social e que vai funcionar na sede da secretaria municipal de Educação.
A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra também tem investido na segurança da comunidade escolar. Já começaram a instalação de câmeras de vide monitoramento em 40 unidades. Também foi distribuído um dispositivo de botão de acionamento, o Educação em Alerta, que fica nas mãos de um membro de cada escola, designado pela secretaria. Essa pessoa passa pelo treinamento para acionar o dispositivo de qualquer parte da escola, diante de qualquer necessidade. Ao ser acionado, automaticamente a Central recebe o chamado e designa a unidade da Guarda Municipal mais próxima para que vá até o local verificar a situação.
As escolas da rede municipal de Vitória passaram a contar com o botão do pânico. O aparelho deverá ser acionado sempre que a unidade passar por alguma urgência ou situação. Quando o botão é acionado por três segundos, o aparelho começa a gravar o áudio ambiente. Paralelamente, é emitido um alerta visual e sonoro na central de monitoramento da Guarda Municipal e nos aparelhos celulares dos agentes da Guarda que estiverem mais próximos do local de emergência.