geral

Bombeiros capixabas já salvaram 270 pessoas e 66 animais em enchentes no Rio Grande do Sul

10 maio 2024 - 13:41

Redação Em Dia ES

Share
Equipe do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo segue atuando no resgate e procura de vítimas que atingem o Rio Grande do Sul há cerca de uma semana
Bombeiros do ES já salvaram 270 pessoas e 66 animais em enchentes no RS. Foto: Reprodução/CBES

Militares do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo já conseguiram salvar a vida de 270 pessoas e 66 animais, vítimas da tragédia causada pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Os resgates realizados pela corporação capixaba aconteceram no município de São Leopoldo, localizado na região metropolitana de Porto Alegre.

A equipe capixaba enviada ao Estado sulista faz parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd) e está sob comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, em uma atuação realizada em conjunto com outras corporações. Por conta das novas previsões de chuva forte para o Estado, os militares se preparam para atuar com a condição climática adversa.

Mesmo com o nível da água diminuindo em São Leopoldo (RS), os militares capixabas realizam a retirada de pessoas em locais ilhados e levando alimento e remédio aos que seguem em suas residências.

Já em Santa Cruz do Sul, outro município atingido pelas enchentes, a equipe tem como foco a localização de vítimas soterradas. No local, estão as cadelas Brisa e Fênix —treinadas para localizar pessoas vivas ou em óbito.

Além da equipe de militares enviada para auxiliar nas buscas e resgate de vítimas das enchentes, um comboio com três estações portáteis de tratamento de água foram levadas para o Rio Grande do Sul. Duas estações estão operando em Porto Alegre e a terceira em Encanto, cada uma capaz de filtrar 1.500 litros de água por hora.

Balanço
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, em balanço divulgado na manhã desta sexta-feira (10), que chegou a 113 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que castigam o estado desde o início da semana passada. Há ainda 756 feridos e 146 desaparecidos.

Um óbito segue em investigação pelas autoridades do estado, para que seja esclarecido se a morte tem ou não relação com os eventos climáticos

Veja o balanço:
Óbitos confirmados: 113
Óbitos em investigação: 1
Municípios afetados: 435
Pessoas afetadas: 1.916.070
Desalojados: 337.116
Pessoas em abrigos: 69.617
Feridos: 756
Desaparecidos: 146

0
0

Atualizado 10 maio 2024 - 13:15

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.