Dar entrada no processo para tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Espírito Santo requer paciência e persistência, mas também sorte.
Toda sexta-feira, às 8 horas, as vagas são liberadas, mas se esgotam em poucos minutos. Atualmente, o agendamento é feito pelo site Agenda ES em 48 municípios. Ao todo, são cerca de 6 mil vagas semanais, distribuídas para atendimentos na semana seguinte.
Segundo o perito oficial criminal Eric Santa Clara, chefe da Seção de Controle de Postos de Identificação Civil da Polícia Científica do Espírito Santo, o sistema pode liberar vagas com alguns minutos de atraso, o que exige insistência do usuário.
“Se a pessoa acessar às 8 horas e não aparecer vaga, ela não deve desistir. Às vezes as vagas entram às 8h01, 8h02, até 8h05. Com certeza, se ela atualizar a página, uma hora essas vagas vão aparecer”, explicou.
Apesar da ampliação da oferta nos últimos anos, a demanda segue elevada. De acordo com o órgão, o número de atendimentos vem crescendo de forma consistente, mas Santa Clara, confirma que ainda não é suficiente para atender todos os interessados no novo documento. Procura é maior que quantidade de vagas.
Procura é maior que quantidade de vagas
Dados apresentados pela Polícia Científica mostram que foram emitidos 308 mil documentos em 2023, 348 mil em 2024 e mais de 428 mil em 2025. Ainda assim, a procura continua alta, impulsionada pela obrigatoriedade futura da nova Carteira de Identidade Nacional.
O perito afirmou que cerca de 40% dos usuários que entram no sistema em busca de realizar o agendamento conseguem uma vaga. Ou seja, a maioria, 60%, tenta sem sucesso e precisa aguardar a próxima semana.
“O que acontece hoje é que a procura ainda é maior do que as vagas que nós conseguimos disponibilizar. Nós sabemos disso e estamos trabalhando para aumentar a capacidade, mas praticamente toda a população precisa fazer esse novo documento, e nós não conseguimos atender 4 milhões de pessoas de uma só vez”, afirmou o perito.


















