entretenimento

‘O Agente Secreto’ é indicado ao César 2026, o ‘Oscar francês’

28 jan 2026 - 08:45

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, longa disputa categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Cerimônia acontece em fevereiro
Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ é indicado ao César 2026, o ‘Oscar francês’. Foto: Reprodução

O cinema brasileiro conquistou mais um espaço de destaque no cenário internacional nesta quarta-feira (28). O filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo cineasta Kleber Mendonça Filho , foi oficialmente indicado ao César 2026, considerado o “Oscar francês”, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A indicação ao César consolida a presença de “O Agente Secreto” na temporada europeia de prêmios, apenas um dia após a produção também ter sido nomeada ao BAFTA, a principal premiação britânica.

O Brasil na disputa
Na competição pela estatueta francesa, o longa brasileiro, que é uma coprodução com a MK Productions, enfrenta concorrentes de peso. A lista oficial de indicados inclui o filme chinês “Black Dog”, de Guan Hu; o espanhol “Sirät”, de Oliver Laxe; a produção americana “Uma Batalha Após a Outra”, dirigida por Paul Thomas Anderson; e o norueguês “Valor Sentimental”, de Joachim Trier.

Segundo as informações divulgadas, o filme é estrelado pelo ator Wagner Moura. O texto de divulgação da nomeação ressalta que o ator recebeu quatro indicações ao Oscar e ganhou dois Globos de Ouro.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em Paris no dia 26 de fevereiro. Durante o evento, o ator Jim Carrey será homenageado com o César honorário, em reconhecimento à sua trajetória no cinema.

Líderes de indicações
No panorama geral do César 2026, o filme “Nouvelle Vague”, dirigido por Richard Linklater , lidera a disputa com um total de 10 indicações , incluindo a de Melhor Filme.

Logo atrás, com 8 indicações cada, aparecem três produções: “The Ties That Bind Us”, “Dossier 137” e “The Great Arch”. O filme “The Little Sister” soma 7 nomeações , enquanto “La Femme la Plus Riche du Monde” concorre em 6 categorias.

Principais categorias
A disputa pelo prêmio principal, o César de Melhor Filme, está entre “The Ties That Bind Us”, “Dossier 137”, “Nouvelle Vague”, “The Little Sister” e “Foi Apenas Um Acidente” .

Para o prêmio de Melhor Realização (Direção), foram nomeados Carine Tardieu (“The Ties That Bind Us”), Dominik Moll (“Dossier 137”), Stéphane Demoustier (“The Great Arch”), Richard Linklater (“Nouvelle Vague”) e Hafsia Herzi (“The Little Sister”) .

Nas categorias de atuação, a lista de indicadas ao César de Melhor Atriz inclui Leila Bekhti, Valeria Bruni Tedeschi, Léa Drucker, Isabelle Huppert e Mélanie Thierry . Já para o César de Melhor Ator, os finalistas são Claes Bang, Bastien Bouillon, Laurent Lafitte, Pio Marmaï e Benjamin Voisin .

Lista dos indicados ao César de Melhor Filme Estrangeiro:

  • O Agente Secreto (Brasil), dirigido por Kleber Mendonça Filho
  • Black Dog (China), dirigido por Guan Hu
  • Sirät (Espanha), dirigido por Oliver Laxe
  • Uma Batalha Após a Outra (EUA), dirigido por Paul Thomas Anderson
  • Valor Sentimental (Noruega), dirigido por Joachim Trier
0
0
Atualizado: 29/01/2026 00:41

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.