entretenimento

Mulher de ID – Você pode mudar sua vida

17 abr 2022 - 19:00

Redação Em Dia ES

Share


Mal conseguia andar, não tinha forças para atividades que demandassem esforço físico, com a saúde debilitada, Maria (nome fictício por ser caso real), desenvolveu vários tipos de doenças físicas, a partir de uma doença reumática que começou ainda na infância, teve três acidentes vasculares cerebrais, fibrose hepática, dores pelo corpo devido a vários outros problemas de saúde. 

Familiares a levaram ao meu consultório por não suportarem ver como a cada dia Maria definhava. Apliquei nela um tratamento de fortalecimento emocional e mental, com exercícios no consultório e para realizar em casa, com técnicas de auto hipnose, mindfullnes e psicanálise. Pois para que a regressão de memória, uma das ferramentas da hipnose, tenha sucesso é preciso que o paciente aceite a intervenção e esteja preparado. 

Quando apliquei a regressão descobrimos que Maria sofrera um abuso sexual na infância, aos cinco anos de idade por um familiar muito próximo, imediatamente após o abuso ela relatou sentir uma sensação de calafrio descendo pela coluna vertebral, seria a instalação da doença em seu corpo. Nunca mais a menina foi a mesma e viveu por 32 anos com esse trauma afligindo sua vida.
 
O fato é que realmente acontecem alterações no cérebro durante o estado hipnótico que possibilitam tratar os traumas: por conta de uma superconcentração do estado de transe, o neocórtex, região onde fica a nossa consciência, passa a ignorar os sinais enviados pela amígdala, nosso centro emocional de reação aos estímulos externos. Sem nada de estímulo chegando à consciência, nosso senso crítico vai lá para baixo, e nos tornamos vulneráveis às sugestões hipnóticas. No caso dos traumas as sugestões são para que o paciente trate a dor relacionada ao acontecimento da maneira que faça sentido para a sua mente e traga novo sentido para a sua vida.

No caso de Maria, o copo reagiu aos novos estímulos da mente e sua recuperação evoluiu a partir e então de maneira rápida e trouxe melhoras em todo seu quadro clínico, a ponto de vários procedimentos que faria não serem necessários mais. Os médicos ficam surpresos com a melhora dela. Uma nova mulher, com planos e sonhos. Transformou não apenas sua saúde, mas também toda sua vida pessoal.

A hipnose pode ser usada em vários quadros e cada pessoa reage a uma maneira às sugestões, é importante frisar que não é o hipnólogo que entra na mente do paciente, mas apenas conduz o tratamento e a pessoa precisa permitir que o processo aconteça. 

A hipnose clínica é a aplicação de técnicas hipnóticas na sessão de terapia, como auxílio para tratamento de transtornos emocionais, psicológicos, fobias, hábitos indesejáveis entre outros. Muitos problemas que vivemos no passado, que causaram traumas, nós nem lembramos. O hipnoterapeuta conduz o paciente a descobri-los e confrontá-los, para tratar o transtorno e ter a qualidade de vida restituída.
 
Os resultados obtidos com a hipnose clínica são mais efetivos e rápidos, porque ela alcança a mente subconsciente da pessoa e trata o trauma direto na origem.

Casos como o de Maria acontecem sempre no consultório, pois cada dia mais as pessoas buscam tratar os transtornos da mente e obter a saúde mental. É importante salientar, que não existe mágica, é preciso que a pessoa esteja disposta a enfrentar suas dores e mudar seus hábitos que antes alimentavam os transtornos. É um trabalho em conjunto com o hipnoterapeuta.
 
Caso você sofra algum transtorno emocional ou físico e perceba que está precisando de ajuda, não tenha medo ou vergonha. As suas emoções guiam sua vida ou você cuida delas ou perde o poder de conduzir sua vida para os resultados que deseja.

Seja o condutor de sua vida. Peça ajuda.
0
0

Atualizado 17 abr 2022 - 19:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.