entretenimento

Colatina recebe o maior festival gastronômico de churrasco do Estado

21 maio 2024 - 16:28

Redação Em Dia ES

Share
Na Brasa Rock Beer vai reunir no mesmo espaço oito estações de preparo, com mais de três toneladas de carne
Colatina recebe o maior festival gastronômico de churrasco do Estado. Foto: kirill4mula/Getty Images

Chegou a vez de Colatina receber o maior circuito de churrasco do Espírito Santo, trata-se do Na Brasa Rock Beer, que começa na próxima quinta-feira (23) e segue até domingo (26), na Beira Rio, em Colatina.

O objetivo do evento é difundir as técnicas de preparo de um bom churrasco, valorizar os assadores do Estado e mostrar as tendências do mercado no Brasil e no mundo. A entrada é gratuita.

O Na Brasa Rock Beer vai reunir no mesmo espaço oito estações de preparo, com mais de três toneladas de carne.

O evento dedicado aos amantes do churrasco conta com cortes especiais de carnes bovina, suína, de frango e peixe. Entre os destaques está o preparo de uma boa costela no fogo de chão, túnel de costela, bife ancho, texas brisket (peito bovino que leva 08 horas para ficar pronto), salmão na prancha, cordeiro e leitão no crucifixo, costelinha BBQ, frangos e linguiças defumadas no varal, hambúrguer defumado, leitão à pururuca e cupim defumado.

Além disso, os visitantes ainda vão poder experimentar legumes e sobremesas artesanais na brasa, pão de alho e arroz carreteiro, tudo feito nas técnicas do bom churrasco e assados em grelhas, tábuas de madeira e espetos.

Os pratos prontos têm preços acessíveis, que vão R$ 10,00 (pão de alho, queijo cabacinha e calabresa – a unidade) a R$ 95,00 (porção de costela fogo no chão, mais batata frita).

Além das opções gastronômicas, o Festival Na Brasa Rock Beer também oferece aulas-show com o comando do Chef Alessandro Eller, entre os assadores convidados, podemos destacar Anderson Costelitos, que vai preparar o túnel de costela no fogo de chão; o chef Sérgio Farias, fica com o preparo do varal de costela e cupim; já o chef Alê Galvão, fica com a parrila na brasa.

Quem gosta de costelinha suína no Pit de defumação, pode assistir à aula-show do chefe Fabrício Batista. O chef Paulo Cordillera vai ensinar a fazer o famoso leitão e cordeiro no crucifixo e a chef Marise Caniçalle traz o prato arroz de carreteiro. Outros convidados participam das aulas-show.

Já quem gosta de um bom rock não pode ficar de fora do evento. O Na Brasa conta com apresentações musicais durante os quatro dias de funcionamento, nomes como Pic Nic Dogs sobe ao palco com rock dos anos 1980 e 1990. Já Marcelo Ribeiro, leva MPB e Rock.

Segundo Eduardo Destefani, diretor-executivo do Instituto Panela de Barro, essa é a segunda edição do evento, que chegou ao Estado como o maior festival gastronômico de churrasco do Espírito Santo. O evento fez o maior sucesso no município de Aracruz, chega em Colatina e tem agenda para Vitória e João Neiva.

“O Instituto Panela de Barro mais uma vez cumpre seu papel, aproximando as pessoas da gastronomia. Tudo isso, com técnicas inovadoras e gerando oportunidades a partir de produtos da indústria alimentícia capixaba. Nesse sentido, os festivais gastronômicos organizados pelo Instituto Panela de Barro vão muito além do entretenimento, levamos inovação e novidades para os destinos turísticos do Estado, geramos oportunidades e renda nas regiões e valorizamos o que temos de melhor no Espírito Santo. A qualidade da carne a gente garante”, disse Eduardo.

Já o Chef Alessandro Eller, que coordena as aulas-show do evento, explicou que o Na Brasa é um espaço que vai reunir novas técnicas com as tendências mais atuais do Brasil e do mundo, e quem quiser se atualizar no tema churrasco terá uma grande oportunidade.

“O Na Brasa foi pensando com o objetivo de valorizar a arte do fazer um bom churrasco, além de valorizar o ofício dos assadores do Estado. Também vamos reunir num só local as técnicas mais atuais utilizadas no Brasil e no mundo. Por isso, fica o nosso convite, o Na Brasa é o local para descobrir novos sabores e experimentar receitas que foram preparadas com exclusividade para o evento”, ressaltou.

O evento conta com a realização do Instituto Panela de Barro e o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e da Prefeitura de Colatina.

Espaço Mercearia e Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal
O evento conta com o Espaço Mercearia em que vai reunir produtos de empreendedores da agricultura familiar, agroindústria, artesanato, charcutaria, entre outros. Outro destaque do evento fica por conta do Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal que vai reunir produtores de cerveja artesanal da região.

Cuidado com o meio ambiente
Os copos ecológicos foram adotados pelo Instituto Panela de Barro e serão entregues aos empreendedores que vendem bebidas para que, dessa forma, o consumidor utilize o mesmo utensílio durante todo o evento e ainda tenha desconto ao comprar o produto.

Assim, é possível evitar que cerca de 100 mil copos plásticos sejam descartados. Nesse sentido, o Instituto também adotou pratos ecológicos que são entregues aos empreendedores. Além disso, todo óleo utilizado nas frituras, durante o festival gastronômico, é recolhido e destinado corretamente.

Tempero da Inclusão
Uma parceria de sucesso. Essa é a definição entre parceria realizada pelo Instituto Panela de Barro e a Universidade de Vila Velha (UVV), que tem como objetivo incluir pessoas assistidas pelo programa Vitória Dow, no mundo da gastronomia.

O projeto que trata da inclusão social, oferta aulas práticas para os alunos por meio de oficinas que trabalham habilidades na preparação de receitas, manuseio de utensílios, além de falar de saúde e bem-estar, tudo orientado pessoalmente pelo chef Alessandro Eller.

0
0

Atualizado 21 maio 2024 - 16:29

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.