economia

Procon Linhares alerta sobre compras de presentes para o Dia dos Namorados

10 jun 2024 - 14:04

Redação Em Dia ES

Share
Diretor do órgão, Geraldo Benedito Roza, destaca a importância do consumidor ser cauteloso e pesquisar preços, pois em datas especiais há muita variação
Procon Linhares alerta sobre compras de presentes para o Dia dos Namorados. Foto: Gustavo Fring/Pexels

Dia dos Namorados é uma data que movimenta o comércio e o Procon de Linhares alerta aos apaixonados na hora de fazer suas compras. Planejamento, comparação de preços, preferir pagamento à vista e garantir a nota fiscal no ato da compra são as principais orientações.

O diretor do órgão, Geraldo Benedito Roza, destaca a importância do consumidor ser cauteloso e pesquisar preços, pois em datas especiais há muita variação. “Não se esqueça da nota fiscal do produto para garantia da troca, caso seja necessário para evitar transtornos”, completou.

Para mais informações o contato do Procon Linhares é (27) 3372 2129 ou acesse http://www.procon.es.gov.br. Preferindo ir ao local, o atendimento é realizado das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, na Avenida Augusto Calmon, nº 1.117, no Centro, no antigo prédio da Câmara Municipal.

Dicas importantes para o ato da compra:

Planejamento é a palavra-chave
Pesquise preços de produtos e suas variações em diferentes estabelecimentos. Muitas vezes a diferença de valores pode ser alta entre uma loja e outra. O controle das finanças é fundamental para evitar o endividamento.

Se comprar pela internet, cuidado redobrado
Somente compre em sites confiáveis e pesquise sobre o fornecedor. Caso haja arrependimento da compra online, você tem até sete dias para devolver o produto a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Contudo, se a loja atrasar a entrega do produto você tem o direito de aceitar outro produto similar oferecido pelo fornecedor ou então exigir o cancelamento do contrato, com a devolução integral da quantia paga.

No ato da compra, certifique-se
Antes do pagamento, sempre peça para ver o produto e testá-lo. Se o produto for eletrônico, certifique-se da voltagem, se todas as peças indicadas estão sendo entregues bem como se ele está em perfeitas condições de uso.

Prefira o pagamento à vista
Seja no débito ou em dinheiro, os pagamentos à vista sempre aumentam a chance do cliente pedir um bom desconto e evitar taxas desnecessárias. Se a compra foi efetuada no crediário, verifique sempre as condições de parcelamento como o valor das prestações, os juros e os acréscimos.

Peça sempre a sua nota fiscal, é ela que garante a sua troca com conforto e segurança. Se o produto vier com garantia contratual, exija também o certificado de garantia e verifique o período em que ela estará vigente. Lembre-se também que todo produto possui garantia legal de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.

Direito do Arrependimento
O direito de arrependimento somente existe em compras feitas fora da loja física do fornecedor. Como, por exemplo, por catálogo, internet, Correios ou telefone. O consumidor tem direito de desistir da compra realizada até o prazo de sete dias, devolvendo o produto e recebendo todo o dinheiro desembolsado e corrigido monetariamente.

0
0

Atualizado 10 jun 2024 - 13:37

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.