agricultura

Pesquisadores do ES desenvolvem enlatados e bebidas funcionais de café

03 nov 2023 - 15:16

Redação Em Dia ES

Share
Iniciativa é pioneira no desenvolvimento de enlatados e bebidas funcionais para atletas de alto rendimento
Pesquisadores do ES desenvolvem enlatados e bebidas funcionais de café. Foto: Lyncoln Miller/Pexels

O grupo de pesquisa “Coffee Design”, que atua com pesquisa e desenvolvimento de café no Ifes campus Venda Nova do Imigrante, embarcou em um projeto inovador que promete revolucionar a indústria de bebidas no Brasil.

A iniciativa é pioneira no desenvolvimento de enlatados e bebidas funcionais para atletas de alto rendimento.

O projeto foi aprovado no edital Universal da Fapes deste ano e é coordenado pela professora Emanuele Catarina da Silva Oliveira.

Um dos destaques é a criação de um “Cold Brew”. O processo de produção envolve a extração do café a frio, onde o café é infundido em água fria.

Embora haja dois sistemas de extração a frio já disponíveis comercialmente, o desafio foi compreender o funcionamento desses sistemas e determinar qual seria o blend ideal para a versão em experimento.

Uma das inovações do projeto é a proposta de carbonatação forçada da bebida, que visa eliminar o oxigênio, evitando o processo de oxidação e prolongando significativamente a vida útil do produto.

As informações são de Fábio Olioza, aluno de mestrado em química que está sendo orientado pelos professores Emanuele e Lucas Louzada Pereira.

Como resultados preliminares, a equipe de pesquisa conseguiu encontrar uma proporção ideal entre cafés arábica e conilon.

Agora, o próximo passo é aprofundar a pesquisa dentro dos parâmetros de tempo de prateleira (shelf life) e explorar ainda mais a questão da carbonatação da bebida.

O projeto promete não apenas trazer uma nova bebida para o Brasil, mas também desenvolver outras para atletas de alto rendimento, todas elas à base de cafés e assim elevar o padrão de qualidade e durabilidade desse tipo de bebida.

Além disso, o projeto despertou o interesse de empresas, que já formalizaram propostas de aquisição da patente futura, demonstrando o potencial comercial dessa inovação.

1
0

Atualizado 10 dez 2023 - 22:59

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.