agricultura

Incaper participa do 13º Encontro de cafeicultores do Ifes em Alegre

30 nov 2023 - 13:33

Redação Em Dia ES

Share
Primeiro dia do evento, nesta sexta-feira (1º), conta com uma programação voltada para o café conilon e, no sábado (02), será a vez do arábica
Incaper participa do 13º Encontro de cafeicultores do Ifes em Alegre. Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (1º) e sábado (02), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Alegre, sedia o 13º Encontro de Cafeicultores. O tema deste ano será “Café: Cultivando a força da união”.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), um dos realizadores, estará presente no evento com palestras.

A diversificada programação do encontro sobre o universo do café acontece das 7h às 17h. O primeiro dia do evento, nesta sexta-feira (1º), conta com uma programação voltada para o café conilon e, no sábado (02), será a vez do arábica. É aguardado um público com cerca de 500 participantes por dia.

O Encontro de Cafeicultores é realizado para estimular a cooperação entre produtores rurais, instituições, estudantes e demais organizações da área, com o propósito de consolidar a região como referência em cafés especiais no País e no exterior. É o momento de discutir e aprofundar sobre a cadeia produtiva do café.

Na sexta-feira (1º), o extensionista do Incaper Caio Louzada vai apresentar a palestra “Irrigação em Coffea canephora”. Ele vai abordar os desafios enfrentados por produtores em relação ao manejo adequado do uso da água, o dimensionamento e a utilização correta de equipamentos, que, segundo Louzada, esses são os fatores fundamentais para definir o sucesso ou não da irrigação.

“Vamos falar, principalmente, sobre o uso racional da água, um recurso que tem suas limitações. Orientar o manejo adequado que garanta um ótimo rendimento e segurança de produtividade aos produtores”, destaca Caio Louzada.

Mostras
Na programação, acontece a I Mostra de Café Conilon do Sul do Espírito Santo, com produtores locais de Conilon/Robusta, disponibilizando seus cafés para conhecimento do público e possibilitando a abertura de negócios, estimulando a economia.

Também acontece a I Mostra de Café da Denominação de Origem Caparaó. Sob a coordenação da Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec), a apresentação contará com regulamentos, pré-seleções e provas de café (cupping).

O 13º Encontro de Cafeicultores do Ifes – Campus Alegre tem entrada gratuita. São correalizadores: Caparaó Jr. – Empresa Júnior do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes – Campus de Alegre, Samarco, Sebrae, Apec, Incaper, Cafesul, Crea/ES e Sociedade Espírito-santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).

Para obter mais informações, entre em contato com a equipe organizadora pelo e-mail: caparaojr@gmail.com, ou pelo WhatsApp no telefone (28) 99994-0719, e ou pelo site encontro.caparaojr.com.

Programação

01/12/2023 – Sexta-Feira
07h – 08h30: Credenciamento e café da manhã
08h30 – 09h30: Cerimônia de abertura
09h30 – 10h30: Conferência de Abertura – Tema: O Estado da Arte das IG’s de Café no Brasil, com Hulda Oliveira Giesbrecht, Analista de Inovação do Sebrae Nacional
10h30 – 11h15: Palestra – Tema: Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável, com Carlos Renato Theodoro, Presidente da Cafesul
11h15 – 12h: Palestra – Tema: Irrigação em Coffea canephora, com Caio Louzada, Extensionista do Incaper
12h: Almoço
13h – 14h: Visitação aos estandes de expositores
14h – 16h30: I Mostra de Café Conilon do Sul do Espírito Santo, seguida de rodada de negócios
16h30 – 17h: Coquetel e Sorteio de Brindes

02/12/2023 – Sábado
07h – 08h30: Credenciamento e café da manhã
08h30 – 09h15: Palestra de Abertura – Tema: Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo: Situação Atual e Perspectivas, com Michel Tesch, Sub-Secretário de Agricultura do ES
09h15 – 10h: Palestra – Tema: Atuação da APEC para a ampliação da oferta de cafés especiais na DO Caparaó, com Cecília Nakao, Presidente da Apec
10h – 10h45: Palestra – Tema: Bioinsumos para Cafeicultura, com Cauê Ribeiro, Embrapa
10h45 – 11h30: Palestra – Tema: O Sistema de Rastreamento de Café das Origens Brasileiras, com André Maltz e Luciano Tamiso, CEOs/Cofundadores da Agtrace
12h: Almoço
13h – 14h: Visitação aos estandes de expositores
14h – 16h30: I Mostra de Café da Denominação de Origem Caparaó, seguida de rodada de negócios
16h30 – 17h: Coquetel e Sorteio de Brindes

0
0

Atualizado 10 dez 2023 - 23:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.