agricultura

Incaper leva conhecimentos sobre cafeicultura sustentável a comunidade indígena de Roraima

09 jul 2024 - 13:33

Redação Em Dia ES

Share
Pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho ministrou a palestra "Poda e programação de Ciclo para Café Arábica"
Incaper leva conhecimentos sobre cafeicultura sustentável a comunidade indígena de Roraima. Foto: Divulgação

Em junho, pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) compartilharam práticas para cultivo sustentável de café com a Comunidade Indígena do Kauwe, que desenvolve a cafeicultura no município de Pacaraima, em Roraima. Eles foram os palestrantes convidados em um “Dia de Campo”, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Roraima.

O pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho ministrou a palestra “Poda e programação de Ciclo para Café Arábica”. Ele falou sobre as melhores práticas de poda, mostrando como essas técnicas podem ser aplicadas na realidade local da Comunidade Indígena do Kauwe para melhorar a produtividade e a qualidade do café produzido.

Já o pesquisador Marcelo Curitiba Espíndula conduziu a palestra sobre “Colheita, Pós-Colheita e Qualidade do Café Robusta e Arábica”. Espíndula abordou os princípios básicos do processo de manejo do café, desde a colheita até a pós-colheita, orientando sobre a qualidade e venda do produto final.

Atuação do Incaper em outros estados
Em maio deste ano, outros especialistas do Incaper foram convidados pela Embrapa a compartilhar seus conhecimentos sobre produção de cafés em outros estados. O extensionista Tassio da Silva de Souza foi palestrante em um curso sobre colheita e pós-colheita de cafés robustas amazônicos, realizado no município de Silves, no Amazonas.

No Estado do Mato Grosso, no município de Sinop, um Dia de Campo promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) teve a participação de Douglas Gonzaga de Sousa, técnico responsável pelo Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes). Na ocasião, Sousa apresentou os resultados da avaliação que o Cecafes fez da qualidade de bebida de clones de café robusta que fazem parte de um experimento na região.

No final deste mês, Marcelo Curitiba Espíndula e Tassio da Silva de Souza serão palestrantes na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Os pesquisadores vão falar sobre clones de robustas amazônicos, colheita e pós-colheita. O evento faz parte da divulgação do QualiCafé, concurso de qualidade de café do Estado do Acre, que está na segunda edição, em 2024.

“O Incaper é uma referência nacional e internacional em tecnologia do cultivo do café, especialmente o Coffea canephora (conilon e robusta). Esse reconhecimento faz com que seus pesquisadores sejam convidados a dar contribuição, a compartilhar experiências em outros estados, principalmente naqueles que estão iniciando com a cafeicultura”, avalia o pesquisador Marcelo Curitiba Espíndula.

0
0

Atualizado 09 jul 2024 - 13:25

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.